Esporte

Escola de circo: conheça os benefícios para o corpo e a mente

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

Se você está pensando em iniciar um treino divertido e prazeroso nós temos uma sugestão: que tal uma escola de circo? Mas por que uma escola de circo? Primeiro, porque a escola de circo está conquistando adeptos no país inteiro devido aos benefícios que ela oferece tanto para o nosso corpo, como para a nossa mente.

Escola de circo como tendência

Inserir ensinamentos da escola de circo em academias é uma tendência atual e relativamente recente, mas parece ter vindo para ficar ao agradar quem pratica as suas aulas, recheadas de exercícios diferentes e divertidos.

Exercícios inspirados em aulas circenses trazem benefícios ao corpo e à mente. Foto: Shutterstock

Exercícios inspirados em aulas circenses trazem benefícios ao corpo e à mente. Foto: Shutterstock

Um dos diferenciais da escola de circo é que ela sugerem desafios e diversão aos alunos de forma simultânea. Um exemplo são os exercícios no trapézio e no tecido, os quais atuam de forma a auxiliar no desenvolvimento da força de todos os músculos do corpo.

Além disso, a escola de circo tem ainda as acrobacias no solo, as pernas de pau, p slackline e o rolo, entre outros aspectos também trabalhados nas aulas, como a coordenação motora, a velocidade, a flexibilidade, o equilíbrio, a resistência e o reflexo. Enfim, a escola de circo propõe aulas completas para o corpo e a mente.

Como são as aulas na escola de circo

Em se tratando de escola de circo as aulas são coletivas, englobando diferentes atividades circenses, incluindo exercícios aéreos, acrobáticos, de equilíbrio e destrezas de manipulação.

As aulas são pautadas na técnica e na ludicidade, priorizando sempre a segurança dos alunos. Nas atividades da escola de circo, são trabalhados vários grupos musculares, dentre eles os braços, as pernas, os glúteos e o tronco.

A escola de circo é um verdadeiro espetáculo, pois traz benefícios incontáveis para quem aposta nessa modalidade inusitada. As atividades circenses melhoram o condicionamento físico de modo geral, ajudam a desenvolver a consciência corporal, aumentam a força, auxiliam na definição dos músculos, otimizam o equilíbrio e a postura, além de minimizarem o estresse.

Como se não bastasse todos estes benefícios, a aula da escola de circo ainda contribui para a perda de peso, pois uma hora dedicada à prática de exercícios circenses equivale à queima de 240 calorias.

Os efeitos das aulas na escola de circo são notados claramente no corpo, mas extrapolam a questão física e invadem o campo psicológico. Ela melhora a mente em vários aspectos e não é somente os músculos que evoluem com as aulas de circo. No campo psicológico, é trabalhada a superação de medos e existe uma melhora da confiança, o que, por consequência, fortalece a autoestima.

Falando em aspectos sócio-afetivos, a escola de circo abrange até a interação, de forma aliada à socialização e à cooperação dos alunos. Além disso, cria um forte vínculo afetivo e o sentimento de ajuda mútua entre os alunos.

Recomendações

A escola de circo é recomendada para todas as idades e sexos e é uma ótima opção para atletas que não conseguem se firmar em modalidades mais tradicionais.

Os sentimentos positivos e as habilidades desenvolvidas escola de circo tem o poder de transformar o corpo, ao mesmo tempo em que alteram a maneira do atleta se enxergar e de enxergar o mundo que o cerca.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

6 atividades relaxantes e anti-estressantes

Atividade física na terceira idade: nunca é tarde para começar

É possível! Conheça 5 atividades físicas para se exercitar sem suor

Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física

6 atividades ara fazer no engarrafamento

ginastica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

20 cuidados ao praticar atividades físicas na gravidez