Medicamentos

Fique de olho na pílula: conheça os efeitos colaterais do anticoncepcional

Por Redação Doutíssima 17/06/2014

No ritmo de vida em que vivemos hoje, com uma vida social e profissional cada vez mais intensa, a mulher moderna não abre mão de segurança, conforto e praticidade no que diz respeito aos cuidados diários com sua saúde. E um dos pontos primordiais para ela é usar um método contraceptivo que se adapte ao seu organismo e ritmo de vida.

efeitos colaterais do anticoncepcional

Atualmente, existem métodos contraceptivos à venda nas farmácias e também os procedimentos que só são realizados por ginecologistas. Mas, é vital que a mulher saiba qual é o mais indicado, seguro, confortável e com menos efeitos colaterais.

Para escolher o melhor método contraceptivo, seja qual for a idade da mulher, nada como uma conversa com o ginecologista para obter informações sobre todos eles.

“Cabe à mulher decidir, junto com seu médico, o método que mais se harmonize ao seu organismo e expectativas. Os métodos contraceptivos estão cada vez mais práticos e eficazes”, ressalta a ginecologista Dra. Rosa Maria Neme.

 

 

Os tipos e os efeitos colaterais do anticoncepcional

Há vários tipos de anticoncepcionais:

Os injetáveis: são práticos porque são usados mensalmente ou trimestralmente, mas podem provocar muita irregularidade no ciclo menstrual;

Adesivos e anel vaginal: são práticos, pois são trocados semanalmente ou a cada três semanas, sendo ideais para mulheres que esquecem de tomar a pílula diária;

DIU de cobre: Vantagem de poder ser usado por um período de 7 a 10 anos. Entretanto, seu uso pode aumentar as cólicas menstruais e o sangramento na menstruação. Não tem hormônio.

DIU de progesterona: Pode permanecer durante cinco anos dentro do útero e tem a vantagem de ter baixa dosagem de hormônio, não influencia no ciclo hormonal (ovulação) e diminui o sangramento vaginal, podendo até suspender a menstruação.

Métodos de barreira – camisinha masculina ou feminina e diafragma: os dois primeiros são ideais para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Pílula do dia seguinte: composta de uma dose mais alta de progesterona, evita a gestação em casos emergenciais, sem provocar efeitos colaterais significativos.

 

 

Contra-indicações

A principal contraindicação está nos métodos hormonais, principalmente nos que contém estrógeno sintético (pílula, anel vaginal e adesivo), que não devem ser usados por mulheres fumantes acima dos 35 anos ou que tenham algum fator que predisponha à trombose.

 

 

Cuidados ao iniciar o uso de anticoncepcionais

Idealmente, devem ser feitos exames para verificar se a mulher apresenta algum fator de risco para trombose. São exames de sangue que mostram esse risco, que apesar de raro, pode ser grave.

 

 

Os mitos mais comuns em torno do uso de anticoncepcionais

Os mitos mais comuns são que os anticoncepcionais engordam e aumentam as varizes. Na verdade, os anticoncepcionais atuais, pela baixíssima dose hormonal, podem dar um pequeno inchaço no corpo da mulher, mas que é facilmente controlado com a prática de exercícios físicos. Além disso, pode acontecer um discreto aumento do apetite.

Quanto às varizes, os estudos mais atuais nessa área demonstram que a dose dos contraceptivos é insuficiente para provocar o aumento dos vasos, principalmente em membros inferiores.

 

 

Mudanças no corpo

efeitos colaterais do anticoncepcionalAlgumas pessoas acreditam que o anticoncepcional pode interagir com outros medicamentos e não ter o efeito esperado. Na verdade, todos os métodos contraceptivos hormonais podem ter sua eficácia diminuída diante do uso associado de antibióticos e antidepressivos, por exemplo.

Uma mulher pode não se adaptar a um contraceptivo. Ela pode permanecer com irregularidade menstrual, apesar do uso certo do método, ou ter efeitos colaterais indesejados, como dores de cabeça fortes, mal-estar, enjoo, entre outros sintomas. Este período de adaptação gira em torno de três meses.

Porém, geralmente, todas as alterações voltam ao normal após a suspensão do método. Pode haver um inchaço do corpo e, principalmente, das mamas nos três primeiros meses, assim como o aumento da acne e oleosidade da pele.

O inchaço pode ocorrer devido a uma discreta retenção de líquido no corpo no período de adaptação ao hormônio.

 

 

Entenda melhor:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais: