Dieta

Detox ou intox? Conheça melhor as dietas líquidas e saiba se elas podem comprometer a sua saúde

Por Redação Doutíssima 18/06/2014

Todo mundo tem aquela amiga que já testou um regime líquido. Caso não tenha ninguém conhecido que já apostou na dieta líquida, pense nas famosas. A última a ser repreendida por nutricionistas do mundo todo é ninguém mesmo que Gwyneth Paltrow, que causou burburinho depois de escrever em seu blog sobre as vantagens da dieta detox no inverno.

intox

Detox ou Intox? A verdade sobre os regimes líquidos

Perder os quilos armazenados durantes as férias e eliminar as toxinas do seu organismo para recuperar um corpo saudável é a grande promessa desse tipo de dieta. O princípio é simples: você não tem o direito de consumir qualquer coisa que seja sólida. Somente líquidos, de acordo com a sua vontade, seja chá, suco de frutas, suco de legumes, água, limão quente…

As dietas líquidas são mais apreciadas pelas mulheres que querem perder muito peso em pouco tempo e recuperar um corpo saudável. A maioria desses regimes se baseiam em três objetivos: eliminar as toxinas acumuladas, baixar a taxa de açúcar no sangue e melhorar a auto-estima.

Mas o que são esses tratamentos detox, na verdade? O Dr. Gilles Demarque, nutricionista francês, explica.

Para Dr. Demarque, existe uma grande diferença entre a cura detox e o regime líquido. “Uma cura detox visa eliminar toxinas que o organismo acumulou através da alimentação ou de outra forma, como o acúmulo de ácido láctico após uma atividade intensa”, diz o nutricionista. A cura utiliza alimentos que contêm princípios ativos que promovem a eliminação hepática, como a beterraba, por exemplo.

“Já regime líquido é uma forma de se alimentar com alimentos que não se apresentam de forma sólida, por exemplo, do tipo de alimentação que é utilizada para nutrir doentes que não podem mastigar e são então nutridos através de sonda gástrica com alimentos equilibrados em carboidratos, lipídios, proteínas”, afirma. Esta sonda também pode conter carne triturada porém, no regime líquido, carne, peixe e carboidratos são proibidos e então as frutas e legumes são misturadas com um objetivo: perder peso.

 

 

intoxDetox, intox e os perigos das dietas líquidas

“Porém, uma alimentação monomórfica conduzirá necessariamente a uma deficiência”, conclui o nutricionista. Ao que parece, as tais dietas líquidas e detox são mais “intox” do que o esperado. Apesar de serem suficientemente ricas em fibras, a ausência de mastigação pode gerar uma disfunção gástrica, uma redução da produção de saliva (de modo que o corpo não poderá converter os nitratos plasmáticos em óxido nítrico, molécula essencial na prevenção de acidentes do sistema cardiovascular), riscos de gastrites e úlceras, entre outros distúrbios. Mas o pior dos problemas causados por esse tipo de dieta é de nível psicológico, pois se condenar ao líquido leva inevitavelmente a transtornos do comportamento alimentar, favorizando a dupla perigosa, anorexia e bulimia.

Veja a opinião de nutricionistas e de pessoas que adotaram a dieta:

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais: