Clínica Geral

Aumentando as possibilidades de engravidar: você sabia que é possível estimular a ovulação?

Por Redação Doutíssima 19/06/2014

Muitas mulheres estão em busca de um sonhado filho e para conseguir engravidar, recorrem à diversas alternativas. Todo mundo sabe que o processo gestacional conta forçosamente com o ciclo ovulatório da mulher. Mas você sabia que é possível estimular a ovulação e assim, aumentar a suas chances de ter um óvulo fecundado? A medicina te explica.

estimular a ovulação

 

Reprodução humana: Como estimular a ovulação para aumentar as chances de gravidez

 

Com a ajuda da medicina, o sonho de gerar um bebê é cada vez menos possível mesmo para mulheres que tenham problemas de fertilidade. Uma das técnicas utilizadas pelos médicos especialistas em reprodução humana é ligada ao uso de indutores de ovulação, que vão estimular a ovulação feminina e com isso aumentar as chances da gravidez.

Esses indutores são indicados para as mulheres que, devido à problemas hormonais tenham dificuldade para ovular de maneira regular ou mesmo no caso de não conseguirem ovular. Isso é muito comum, por exemplo, em mulheres portadoras da síndrome dos ovários policísticos.

Resumidamente, o processo de ovulação ocorre, em geral, com a liberação de apenas um óvulo que é amadurecido a cada mês em um dos ovários. Mesmo não sendo regra geral, a ovulação costuma ser alternada entre os ovários, ocorrendo cada mês em um dos ovários (o da esquerda ou o da direita). É para as mulheres que sofrem de irregularidades no processo ovulatório que são indicados os tratamentos para estimular a ovulação. Veja no gráfico o processo de ovulação em um ciclo menstrual regular.

estimular a ovulação

O tratamento mais comum para estimular a ovulação é feito à base de medicamentos que possuem em sua fórmula uma base de citrato de clomifeno. O princípio desse tratamento é simples: procura-se aumentar a quantidade no sangue do hormônio folículo-estimulante (FSH), que estimula o crescimento e amadurecimento dos óvulos. Quando o óvulo está maduro, o aumento de outro hormônio, o hormônio luteinizante (LH), causa a liberação deste óvulo. No Brasil, são vendidos com receita médica e entre os mais conhecidos estão o Clomid, o Indux e o Serophene, Esse tipo de medicamento também é usado para o tratamento da infertilidade inexplicada.

Cada caso deve ser estudado com auxílio de um médico, que fará estudos sobre a fertilidade do casal e poderá identificar se o uso desses medicamentos para estimular a ovulação são mesmo adequados. O casal precisa ter um histórico onde a mulher não apresente problemas como os de obstruções das trompas e que o homem possua sêmen normal, indicado por um exame de espermograma. Caso contrário, a técnica para estimular a ovulação não surtirá efeito.

No vídeo à seguir você aprende os detalhes do processo de ovulação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Acupuntura para engravidar pode ser solução para problema de fertilidade

Conheça os problemas que afetam a fertilidade do casal e como evitá-los

Conheça os principais cuidados antes de engravidar e se prepare melhor para receber seu bebê

Qual a melhor época para ficar grávida? Saiba as vantagens de engravidar em cada estação do ano

Concepção: aumentando minhas chances de engravidar

Como engravidar de menino

Como engravidar de menina