Clínica Geral

Aprenda a lidar com as cólicas menstruais: conheça as causas e aprenda a aliviar as dores.

Por Redação Doutíssima 20/06/2014

Todo mês é a mesma história, já não basta o desconforto da menstruação, as mulheres ainda têm que aguentar as cólicas menstruais que vem como um combo. Muitas vezes não dá nem vontade de sair de casa, mas saiba que com algumas dicas simples, você consegue aliviar as cólicas menstruais rapidinho!

diminuir_colicas_menstruais-2175571

Segundo a ginecologista Rosa Maria Neme, “A dor é provocada pelo aumento de substâncias do útero chamadas prostaglandinas, que promovem as contrações uterinas que acompanham os ciclos menstruais normais “A dor é provocada pelo aumento de substâncias do útero chamadas prostaglandinas, que promovem as contrações uterinas que acompanham os ciclos menstruais normais”.

10 Dicas para aliviar as cólicas menstruais

1. Remédios

Medicamentos para aliviar as cólicas menstruais é melhor utilizado com orientação médica. Caso os sintomas de TPM sejam muito fortes, os tratamentos podem ocorrer através de antiespasmódicos ou com anticoncepcional.

2. Homeopatia

A homeopatia funciona a partir das características de cada paciente, remédios como o Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum e Chamomilla são recomendados para as cólicas.

3. Descanso

Para tudo o que estiver fazendo e repouse-se um pouco, deitar com a barriga para baixo, apoiada em um travesseiro já consegue aliviar as cólicas menstruais.

4. Exercícios físicos

Ioga, caminhada ou mesmo andar de bicicleta ajudam a amenizar as dores. Praticar exercícios físicos regularmente faz o corpo liberar endorfinas e amenizar as dores.

5. Pilates

De acordo com a professora de pilates, Cristina Abrami, “As dores são amenizadas pelo trabalho realizado no centro de força, localizado na região abdominal. O controle respiratório também contribui para a diminuição das tensões que agravam as dores”. Lembrando que as sessões no período da menstruação devem diminuir de intensidade, principalmente os abdominais.

6. Acupuntura

A acupuntura têm mostrado resultados para aliviar as cólicas menstruais. O tratamento através das agulhas possui efeito analgésico e ainda regula o ciclo menstrual.

cólicas menstruais

7. Bolsa de água quente

A técnica da vovó é antiga mas não falha na hora de aliviar as cólicas menstruais! A velha e boa bolsa quente deve ser posicionada na região lombar e no abdome.  O calor proporcionado pela bolsa estimula a irrigação, relaxa os músculos e diminui o impacto das contrações do útero.

8. Massagem

No estilo de massagem chinesa ou Ayurvédica, existem alguns pontos que ao serem estimulados, tratam a TPM e as cólicas menstruais. A região mais usada fica perto das bordas do púbis.

9. Alimentação correta

Outra dica para aliviar as cólicas menstruais é tentar manter uma alimentação favorável. Alimentos ricos em cálcio, magnésio e gorduras poliinsaturadas podem ajudar o problema.

10. Relaxe

É importante evitar situações estressantes. Muitas pessoas acabam ficando mais irritadas com as dores e perdem a paciência facilmente. Em casos de muito nervosismo, os florais de bach podem ser uma opção.

Saiba mais:

Conheça as 12 Dicas para eliminar as cólicas menstruais

Como diminuir as cólicas menstruais

Dúvida do leitor: Porque as mulheres sentem cólicas menstruais? O que fazer para melhorar?

Saiba como evitar a cólica menstrual com alimentação saudável e exercícios físicos

Tire 7 dúvidas relacionadas à suspensão da menstruação

Mito ou verdade: canela pode acelerar a menstruação

O mal-estar da tpm: o período menstrual pode provocar até 150 sintomas diferentes