Estética

Argiloterapia usa propriedades minerais na estética. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 20/06/2014

A argiloterapia é a terapia que usa os minerais da argila para tratamentos dermatológicos. Esta técnica funciona com sucesso na hidratação, reconstituição, revitalização e também no reequilíbrio da pele.

Benefícios da argiloterapia

Além de hidratar e dar vitalidade a pele, a argiloterapia também retarda o envelhecimento e promove uma sensação de bem-estar, sendo muito indicada para aliviar a tensão muscular e o estresse.

Argiloterapia tem várias indicações estéticas para promover uma pele bonita. Foto: Shutterstock

Argiloterapia tem várias indicações estéticas para promover uma pele bonita. Foto: Shutterstock

A argiloterapia também corrige a insônia e ativa a circulação sanguínea e linfática, elimina radicais livres, regenera os tecidos da pele castigados pelo sol e a poluição, suaviza marcas de expressão e manchas (inclusive as causadas pela depilação), combate a acne e confere maior elasticidade e firmeza à pele.

A argila é usada ainda como coadjuvante para reduzir celulite e estrias, além de complementar alguns tratamentos para emagrecer e para combater a flacidez dos seios.

Tratamento com a argiloterapia

O tratamento pode ser realizado por meio de banhos, máscaras, cataplasmas e compressas. Ele pode ser feito em casa ou em clínicas dermatológicas e de estética.

O local onde irá ser feito a argiloterapia vai variar de acordo com o objetivo pretendido e a duração do procedimento. Basta aplicar a pasta de argila sob a região, cobrindo-a com uma película aderente, deixando atuar durante aproximadamente 20 minutos.

Argiloterapia para a saúde capilar

A terapia com argila, além de ser muito usada em tratamentos para a saúde corporal, também é bastante benéfica em procedimentos capilares, funcionando como uma espécie de pelling.

A argiloterapia remove todas as impurezas dos fios, raiz e couro cabeludo, sendo ideal para tratar a queda de cabelo e dar um fim às caspas.

A aplicação deve ser realizada uma vez por semana e durante dez semanas consecutivas. No começo, pode parecer que os cabelos estão mais secos, mas isto é o resultado da retirada das impurezas. Com as sessões de hidratação feitas com a própria argila, aos poucos, o cabelo vai ficando mais macio, mais brilhoso e mais saudável.

Conheça a matéria-prima da argiloterapia

A argila é um material natural, resultando de uma erosão de granitos constituídos de micropartículas de silicato de alumínio, ligado a diversos minerais, como magnésio, cálcio, potássio e principalmente silício. Todos aparecem em diferentes concentrações.

Quando esses minerais são encontrados em doses mínimas, são denominados oligoelementos, mas, mesmo assim, mantêm efeitos terapêuticos e estéticos.

A argila medicinal pode ser encontrada nos supermercados e lojas de produtos naturais, além de sites de cosméticos. Há vários tipos de argila e a argiloterapia desenvolveu tratamentos específicos para cada um. Confira:

– A argila amarela é utilizada para ativar a circulação e contribuir para o equilíbrio iônico do gel celular;

– Para aumentar a oxigenação em áreas congestionadas, uniformizar a pele pela esfoliação suave e regular a queratinização, especialistas usam a argila branca;

– A cinza e a preta geram um ganho antiinflamatório e cicatrizante;

– A marrom, por sua vez, tem efeito desinfiltrante, adstringente e desintoxicante;

Já a argila verde, que é a mais utilizada em clinicas de estética facial, desinfiltra o interstício celular, esfolia, desintoxica e regula a produção sebácea.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite