Dica do Dermatologista

Banho de sal grosso estimula a circulação do sangue

Por Redação Doutíssima 21/06/2014

Extremamente popular, o banho de sal grosso é muito usado para renovar a energia e afastar o mau olhado. Acredita-se, porém, que seus efeitos vão além do místico: há benefícios estéticos importantes gerados pelo banho de sal grosso.

Benefícios do banho de sal grosso

Muitas pessoas desconhecem, mas o banho de sal grosso pode fazer muito bem para a saúde, pois é um excelente eliminador das toxinas e das impurezas do organismo e, além disso, um ótimo estimulante da circulação do sangue.

Massagem feita no banho de sal grosso provoca atrito e estimula a circulação. Foto: Shutterstock

Massagem feita no banho de sal grosso provoca atrito e estimula a circulação. Foto: Shutterstock

O poder do sal no banho pode também ajudar a curar problemas de pele, como cicatrizes e irritação, além de suavizá-la. Ainda, acredita-se que o banho de sal grosso seja benéfico para os músculos e o sistema nervoso.

Efeitos do banho de sal grosso na circulação

É através da circulação sanguínea que o oxigênio e os nutrientes são levados às células que compõem nosso organismo. Isso permite que o corpo humano cumpra com todas as suas funções, mantendo nossa saúde na mais perfeita ordem.

Quando a circulação é feita com dificuldade, vários sintomas indesejáveis podem ser observados no corpo humano. Problemas circulatórios estão associados a maus hábitos, como a falta da ingestão da quantidade diária ideal de água, posições incorretas (ficar horas sentados, ou dormir encolhido) e a má alimentação.

E como o banho de sal grosso pode ajudar? A resposta é simples: a massagem que é feita durante o banho de sal grosso causa atrito e isso estimula a circulação, aumentando a oxigenação das células das regiões que recebem o tratamento.

Como tomar um banho de sal grosso

O banho de sal grosso é uma alternativa muito prática e barata, e com certeza irá trazer enormes benefício à sua saúde. Saiba como fazê-lo em sua casa:

1. Banho: o procedimento pode ser feito após o banho normal. Em uma banheira com água morna, coloque uma mão cheia de sal grosso. É necessário esperar dissolver um pouco, mas é importante que ainda fiquem alguns grânulos de sal. Após a imersão, basta pegar um pouco deste sal que não foi dissolvido e esfregar suavemente sobre todas as áreas do corpo.

Há a alternativa, ainda, de fazer o banho de sal grosso no chuveiro, mas a temperatura da água deve ser morna. Regulado o chuveiro, basta esfregar punhados de sal pelo corpo suavemente. Para que a pele não fique ressecada, recomenda-se o enxágue com água pura e a hidratação logo após o banho.

2. Escalda-pés: também é possível beneficiar-se das propriedades do banho de sal grosso apenas com um escalda-pés. Em uma bacia, coloque água morna o suficiente para cobrir os pés. Depois, junte o sal grosso e deixe dissolver. Lembrando que, aqui, também é importante deixar alguns grânulos para a massagem. Esta é uma maneira antiga de aliviar o cansaço do corpo.

Desconforto no banho de sal grosso

Caso sinta algum desconforto com o sal, retire-o imediatamente com água corrente. O banho de sal grosso deve ser usado com cuidado por pessoas com problemas de hipertensão, já que a absorção do sal pelo organismo pode aumentar a pressão arterial.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto