Dica do Dermatologista

Máscara de argila verde é poderosa aliada para a limpeza facial

Por Redação Doutíssima 21/06/2014

Quem busca uma pele bonita e saudável, sabe quanto os tratamentos estéticos podem custar caro. Uma alternativa que cabe em todos os bolsos é a máscara de argila verde, um poderoso agente de limpeza que, além de ser super barato, é perfeito para a higienização de peles normais e oleosas.

Composição da máscara de argila verde

A máscara de argila verde é rica em minerais, como cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo. Esses agentes devolvem o equilíbrio natural da pele, já que auxiliam na redução e no controle da oleosidade, combatendo a acne.

Máscara de argila verde reduz e controla a oleosidade da pele e combate a acne. Foto: Shutterstock

Máscara de argila verde reduz e controla a oleosidade da pele e combate a acne. Foto: Shutterstock

Os benefícios para a pele acneica, porém, não param por aqui: a máscara de argila verde também atua na tonificação e possui ainda propriedades bactericidas, analgésicas e cicatrizantes.

Propriedades da máscara de argila verde

Cada argila tem suas propriedades específicas, mas todas elas têm o poder de limpeza. No caso da máscara de argila verde, a grande vantagem é seu alto poder adstringente.

É que os elevados índices de óxido de ferro e magnésio da máscara de argila verde fazem com que ela atue na oxigenação dos tecidos da pele, melhorando a circulação e removendo as toxinas que vão obstruindo os poros. Este peeling natural faz com que a renovação celular seja estimulada, proporcionando, assim, uma pele saudável.

Apesar de ser indicada para peles oleosas, a máscara de argila verde não tem contraindicação e pode ser usada por pessoas de qualquer idade e com qualquer tipo de pele.

Como fazer uma máscara de argila verde em casa

Quase todos os centros estéticos do país oferecem tratamento com argila verde. Mas a máscara de argila verde pode ser feita em casa, toda semana, sem qualquer mistério. Principal componente, a argila verde em pó é facilmente encontrada nas farmácias e nas casas de produtos naturais. Confira um passo a passo para fazê-la por conta própria:

1. Tenha em mãos, para começar o tratamento, um pote de vidro ou plástico, uma colher de plástico ou madeira, e um pincel para a aplicação da máscara. Jamais utilize produtos de metal, que podem ocasionar perda das propriedades benéficas durante o processo.

2. Misture uma colher de argila e um pouco de água mineral, e mexa até formar uma pasta. Caso seja necessário, adicione ou argila ou água, até que a mistura fique uniforme.

3. Lave o rosto com um sabonete neutro, antes da aplicação.

4. Comece a passar a mistura com a ajuda de um pincel, ou até mesmo com as mãos, em movimentos ascendentes, mas evite a região dos olhos.

5. Deixe agir por 20 minutos.

6. Lave o rosto água morna em abundância.

7. Pronto, o tratamento está concluído. Simples, não?

Outros benefícios da máscara de argila verde

Além de ter ótimos resultados para a limpeza da pele do rosto, a argila verde pode ser usada em outras partes do corpo. Seus componentes estimulam a circulação sanguínea e a eliminação de líquidos, e atacam outros problemas, como a celulite e a gordura localizada.

A argila verde também pode ser usada nos cabelos, pois auxilia na oxigenação do bulbo capilar e funciona como um xampu antirresíduos devido ao seu poder sequestrante.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto