Dica do Nutricionista

Aposte no natural: 6 ervas que oferecem energia à mulher

Por Redação Doutíssima 22/06/2014

Toda mulher precisa de disposição para acompanhar a correria do dia a dia. Cuidar da casa, dos filhos e ainda trabalhar fora pode gerar estados depressivos e de pouca energia. Como alternativa, ela pode recorrer a remédios, a alimentos ou até a ervas que oferecem energia.

 

Poder das ervas que oferecem energia

 

O café e o açúcar são os aliados preferidos na hora de recarregar as baterias, mas os efeitos não duram por muito tempo. A boa notícia é que podemos aumentar a nossa disposição de uma forma natural, pois existem ervas que oferecem energia, além de muitos outros benefícios.

 

Erva mate fornece a energia que a mente precisa para funcionar de forma correta. Foto: Shutterstock

Erva mate fornece a energia que a mente precisa para funcionar de forma correta. Foto: Shutterstock

Veja 6 ervas que oferecem energia

 

Conheça mais sobre 6 ervas que oferecem energia e outros benefícios para as mulheres enfrentarem os desafios do dia a dia com mais disposição:

 

1. Catuaba (Erytroxylon catuaba): esta planta medicinal é muito famosa por seu poder afrodisíaco, mas os seus principais benefícios estão em seu poder estimulante. A ingestão desta erva age no sistema nervoso central, combatendo a fadiga e a falta de memória, ajudando com problemas de insônia e auxiliando em casos de depressão.

 

2. Chá verde (Camillia sinensis): feito a partir da mesma planta que dá origem ao famoso chá preto, o chá verde possui altas concentrações de antioxidante e outros compostos, como a cafeína. Esta mistura faz com que ocorra o aumento da utilização de energia acima da cafeína pura. Pesquisadores acreditam que a troca do café pelo chá verde pode reduzir as chances de alguns quadros graves, como o infarto e o derrame.

 

3. Carqueja (Baccharis triptera): a carqueja é uma das ervas que oferecem energia mais populares, mas não costumeiramente utilizada para este fim. A planta auxilia no processo de digestão e foi muito usada por indígenas para aumentar a resistência ao longo dos anos. Acredita-se que estes benefícios em apoio ao sistema digestivo sejam refletidos na nossa disposição para enfrentar a rotina.

 

4. Guaraná (Paullinia cupana): um extraordinário estimulante que proporciona energia física ao organismo. Sua administração é indicada tanto para casos de esgotamento físico, quanto para a melhora das atividades intelectuais.

 

5. Erva Mate (Ilex paraguariensis): esta planta, muito utilizada na região sul do Brasil, é um estimulante poderoso do sistema nervoso central. Composto por minerais, vitaminas e antioxidantes, esta bebida fornece a energia que a mente precisa para funcionar de forma correta. Além disso, acredita-se que a erva mate acelera o metabolismo, beneficiando também na perda de peso.

 

6. Damiana (Turnera diffusa): é muito usada para estimular o sistema circulatório e a oxigenação do sangue. Estes benefícios e resultam na melhora de transtornos de humor, casos de depressão, nervosismo e ansiedade. Por isso, a ela são atribuídas propriedades que aumentam a energia e a resistência física.

 

Consumo das ervas que oferecem energia

 

Todas as ervas que oferecem energia podem ser consumidas através da infusão das folhas, mas é importante que a dose diária seja de 1 xícara, já que seu efeito é cumulativo.

 

Outro cuidado para ter todos os benefícios das ervas que fornecem energia é optar por apenas uma delas, pois o uso de duas ou mais ervas pode ter um resultado insatisfatório. Em casos de gravidez e lactação é fundamental consultar um médico antes de fazer qualquer tratamento, por mais que ele seja natural.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!