Clínica Geral

Dúvida do leitor: por que o bocejo é contagioso?

Por Redação Doutíssima 22/06/2014

Um dos maiores mistérios que permeiam o universo entender por que o bocejo é contagioso. Em uma conversa de amigos, basta uma pessoa abrir a boca e soltar aquele bocejo, para acontecer um efeito cascata em todas as outras. Somente de ler sobre bocejos, também podem causar a vontade de bocejar.

Desvendando por que o bocejo é contagioso

Existem algumas teorias aventadas para entender por que o bocejo é contagioso. Inicialmente, é preciso compreender que o bocejo nada mais é do que um dos rituais mais antigos do reino animal.

O bocejo geralmente ocorre quando estamos cansados ou com muito sono. Foto: Shutterstock

O bocejo geralmente ocorre quando estamos cansados ou com muito sono. Foto: Shutterstock

Bocejar envolve várias partes do corpo. Primeiro, a boca se abre e permite a entrada de uma maior quantidade de ar nos pulmões. Depois, com o preenchimento dos pulmões com o ar, ele flexiona os músculos abdominais e empurra o diafragma. Logo após, este ar é expulso pelos pulmões e sentimos um alívio momentâneo.

Cansaço ou sono explicam por que o bocejo é contagioso?

O bocejo resulta, normalmente, de quando estamos cansados ou com muito sono. No entanto, existem muitas outras teorias que tentam explicar por que bocejamos e por que o bocejo é contagioso.

Alguns estudiosos revelam que ele pode estar ligado a forma como respiramos, já outros acreditam que bocejar tem uma função termorreguladora. Ou seja, a incidência de bocejos é muito maior quando estamos em um ambiente com temperatura mais alta do que a do nosso corpo.

Diversos fatores contribuem para que ele aconteça, mas a grande questão está no porquê não conseguimos evitar bocejar quando vemos outras pessoas bocejando, mas a resposta à dúvida sobre por que o bocejo é contagioso não é simples.

Emoções explicam por que o bocejo é contagioso?

Uma das teorias sobre por que o bocejo é contagioso é que o bocejo seria uma forma primitiva de comunicação. Ou seja, o comunicador boceja e, ao bocejar, também o receptor confirma o recebimento da mensagem. Outros estudos indicam que um dos fatores para que este fenômeno ocorra está associado à relação que temos com as pessoas.

Muitas são as hipóteses elaboradas sobre por que o bocejo é contagioso. Este comando inconsciente é um dos mistérios da nossa mente, já que dificilmente conseguimos bocejar quando queremos ou quando estamos sendo observados.

Empatia pode responder por que o bocejo é contagioso

Pesquisadores da Universidade Leeds, na Inglaterra, fizeram um estudo com 40 estudantes de psicologia e 40 estudantes de engenharia. Os estudantes ficaram sozinhos em uma sala com uma assistente que bocejava 10 vezes durante algum tempo. Os estudantes de psicologia, por ter uma formação mais focada nas relações humanas, bocejaram uma média de 5,5 vezes. Já estudantes de engenharia, acostumados a trabalhar com números e projetos, bocejaram durante o período 1,5 vez.

O estudo reforça uma das teorias que tentam desvendar por que o bocejo é contagioso analisada por neurologistas, que revelam que o ato de bocejar está associado à mesma parte do cérebro que lida com a empatia.

No mundo animal, existem situações que reforçam a ideia de que bocejamos mais perto de pessoas que gostamos. Os cachorros, por exemplo, bocejam quando vê um outro cachorro bocejando como também respondem a este estímulo na presença de seus donos. Ficou em dúvida se funciona? Preste atenção no seu animal de estimação.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Brigas de casal: saiba evitar casos como o de Michael Jace

Como melhorar um relacionamento que está tendo muitas brigas

Calma, brigar também pode ser normal! Confira 6 brigas de casal normal

Como evitar brigas com o seu marido

Como é uma terapia de casal e quando procurar uma

5 Coisas que acabam com o a libido do casal

Comportamentos que destroem a vida de um casal