Clínica Geral

Entenda as consequências da vista cansada e como tratar o problema

Por Redação Doutíssima 22/06/2014

Se você está lendo este texto e teve que afastar os olhos para conseguir enxergar as letras, você pode estar desenvolvendo sintomas da presbiopia, mais conhecida como vista cansada.

Incidência da vista cansada

A vista cansada é uma degeneração da visão de curto alcance, que acontece em decorrência do avanço natural da idade. Segundo especialistas, a vista cansada afeta 80% das pessoas com mais de 42 anos de idade, mas sua incidência vem crescendo em pessoas a partir dos 35 anos de idade.

Uso cada vez maior de dispositivos tecnológicos pode ser causa da vista cansada. Foto: Shutterstock

Uso cada vez maior de dispositivos tecnológicos pode ser causa da vista cansada. Foto: Shutterstock

Origem da vista cansada

A vista cansada decorre do enfraquecimento dos músculos ciliares que acomodam o cristalino, que é tipo uma lente que se localiza dentro da região interna do olho e que nos permite uma visão nítida em todas as distâncias. Acredita-se que a raiz do problema pode estar no uso cada dia mais constante de dispositivos tecnológicos, como computadores, smartphones, tablets e videogames.

Normalmente, podem ser sintomas da vista cansada: dor nos olhos ao realizar leitura, estender os braços para conseguir fazer a leitura, ter a vista embaçada, não conseguir focar os objetos por muito tempo e ter uma sonolência incomum.  Nestes casos, é muito importante a busca por um oftalmologista para que este problema possa ser detectado e tratado.

Como tratar a vista cansada

O resgate da qualidade de vida em pessoas que apresentam sintomas da vista cansada pode ser feito de diversas formas. Para estas pessoas, há uma oferta de diversos tipos de tratamento, com técnicas extremamente avançadas, inclusive com cirurgias sem cortes que permitem corrigir não apenas a vista cansada, mas também outras condições oftalmológicas como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo. Entre os métodos mais usuais, estão os óculos, as lentes de contato e também cirurgias.

Óculos para corrigir a vista cansada

Os óculos tiveram uma evolução nos últimos anos. Hoje, é possível corrigir vários problemas através das lentes multifocais ou das lentes progressivas.

Com a tecnologia disponível, há a chance de personalizar as lentes dos óculos, levando em consideração pessoas que têm o hábito de ler movimentando mais os olhos do que a cabeça. Também é possível optar por óculos com visão apenas para curtas distâncias ou para alcance intermediário e para perto.

Lentes de contato para vista cansada

Assim como os óculos, as lentes de contato são uma ótima opção para a correção da vista cansada. Neste caso as opções também podem variar de acordo com cada pessoa. Já é possível optar por lentes multifocais ou, então, usar um grau para longe em um olho e um grau para perto no outro.

No entanto, é importante a realização de testes para avaliar se as lentes de contato são a melhor opção de correção da vista cansada, pois o organismo pode não se adaptar a elas.

Cirurgias para vista cansada

Já estão disponíveis algumas intervenções cirúrgicas para a correção da vista cansada. Além disso, algumas opções podem incluir a correção de outros problemas. A técnica de intervenção cirúrgica pode acontecer ou pela substituição do cristalino, ou pela implantação de uma lente intraocular multifocal.

Outra alternativa para correção da vista cansada é a cirurgia a laser com o PresbyLasik. O laser age na córnea, definindo os pontos de convergência e acomodação da pupila e corrigindo os erros de refração.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou verdade: dormir bem melhora a memória

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Ficar muito tempo sem dormir pode ser sinal de sonorexia. Conheça os sintomas, causas e tratamento

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

10 Dicas para dormir bem todas as noites

Como programar uma boa noite de sono e acordar bem disposto

Doença do sono: sintomas, causas e tratamento