Dieta

Alimentação sem glúten: conheça a dieta da Gisele Bündchen

Por Redação Doutíssima 23/06/2014

Se você quer se manter em forma ou mesmo perder alguns quilinhos você não pode deixar de conhecer a dieta da Gisele Bündchen, o segredo para manter a boa forma com base em uma alimentação sem glúten. 

 

gisele bündchen

Foto: Everett Collection / Shutterstock.com

 

Sem glúten: a dieta da Gisele Bündchen

 

A dieta sem glúten ganhou fama nos últimos anos, principalmente, após algumas celebridades começarem a adotá-la. Entre as famosas de maior destaque estão Gwyneth Paltrow, Lady Gaga, Juliana Paes, Luciana Gimenez e a maior top model do mundo, Gisele Bündchen.

 

Temos um espaço de troca de experiências e dúvidas sobre Nutrição! Clique aqui e acesse nosso fórum.

 

Esta dieta da Gisele Bündchen consiste em substituir os alimentos que contém glúten por produtos sem a proteína. Esse tipo de dieta apresenta alguns benefícios bastante interessantes para a saúde, mas é preciso tomar cuidados básicos para não prejudicá-la. Saiba como funciona a dieta de Gisele Bündchen, seus benefícios e riscos para a sua saúde.

O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte e em todos os produtos que utilizam algum desses ingredientes em seu preparo, como é o caso dos bolos, pães, pizza, bebidas fermentadas como a cerveja. Quando se adota a dieta sem glúten, é preciso substituir esses alimentos por outros de qualidades semelhantes, mas que não contenham glúten, como: arroz, milho, batata e mandioca.

 

Dieta da Gisele Bündchen

 

A dieta sem glúten é especialmente indicada para as pessoas que apresentam a doença celíaca. Esses indivíduos não possuem a enzima transglutaminase, que quebra o glúten. Dessa maneira, quando ingerem glúten, ele acaba por machucar as paredes do intestino. Se não controlada, a doença pode chegar a um estágio avançado, em que substâncias carcinogênicas caem na corrente sanguínea.

Atualmente, muitas pessoas que não apresentam traços da doença celíaca tem se interessado na dieta sem glúten, ainda que não existam evidências cientificas que comprovem que a exclusão dessa proteína favorecerá, de fato, o emagrecimento.

 

Benefícios da dieta sem glúten

 

Muitas pessoas afirmam que ganham mais disposição ao adotar uma dieta sem glúten. Segundo especialistas, isso ocorre por que existem vários indivíduos que apresentam algum grau de doença celíaca, mas desconhecem esse fato. Até mesmo indivíduos que não sofrem com o problema podem ter leve intolerância à proteína. Assim, removendo-a do cardápio, sentem uma melhora na digestão e apresentam perda de peso.

No entanto, o glúten por si só não é responsável pelo aumento de peso, e sim o consumo excessivo de alimentos que o contenham, como é o caso de pães, biscoitos, pizzas e bolos. Dessa forma, as pessoas que emagrecem retirando o glúten de sua alimentação não estão emagrecendo pela exclusão dessa proteína, e sim, porque diminuíram o consumo de calorias está menor.

Além disso, o glúten pode estar associado com várias doenças extra-intestinais. Estudos vêm mostrando a grande relação de enfermidades autoimunes, dermatológicas, respiratórias, distúrbios neurológicos e endócrinos. Dentre elas, podemos destacar diabetes tipo 1, tireoidite, Síndrome de Sjögren, artrite, ataxia, depressão, epilepsia, neuropatia e dermatite herpetiforme.

 

Cuidados com a dieta da Gisele Bündchen

 

O paciente não pode achar que, substituindo um alimento por outro sem glúten, vai perder peso. Isso só irá acontecer se a dieta for calculada para ele. Por isso, é indispensável que a pessoa conte com o auxílio e a orientação de um nutricionista, que poderá orientar quanto à identificação do glúten nos alimentos e adaptar a dieta de acordo com as necessidades do paciente.

Sabe-se que retirar o glúten da dieta não é uma tarefa fácil, pois implica em excluir alimentos que, em geral, fazem parte da maioria das refeições das pessoas comuns. Felizmente, hoje em dia a disponibilidade de alimentos sem glúten é muito maior, pois a demanda cresceu nos últimos anos. Com isso, fica um pouco mais fácil seguir a dieta sem glúten, como faz a top model Gisele Bündchen.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Entenda como o glúten pode levar a problemas de pele como a dermatite herpetiforme

20 Receitas deliciosas para quem tem intolerância a glúten. Aproveite para comer bem e sem medo!

6 Receitas de sobremesas sem glúten

Entenda a intolerância ao glúten

9 dicas para cozinhar sem glúten

Qual dieta para perda de peso é a melhor: pobre em gorduras ou em carboidratos?

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde