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Clínica Geral

Conheça métodos para combater o problema da insônia e comece a ter noites tranquilas de sono

Por Redação Doutíssima 23/06/2014

Se você têm passado as noites virando de um lado para o outro na cama sem conseguir umas horas de sono profundo e tranquilo seguidas, você faz parte das 20 milhões de pessoas no Brasil que sofrem de insônia.

insônia

A insônia é a incapacidade em conciliar o sono. Uma pessoa que não consegue dormir horas suficientes durante a noite tem o seu corpo alterado pela sonolência e lentidão durante o resto do dia também, por isso a insônia é assunto sério.

Segundo o neurologista Shigueo Yonekura, do Instituto de Medicina e Sono, não existe um padrão que determine a quantidade de horas de sono necessárias para levar uma vida saudável. A quantidade adotada é cerca de 6 a 8 horas para adultos, 9 a 10 horas para crianças e 6 horas para os idosos. Mas tudo depende da pessoa, algumas pessoas dormem por 6 horas por noite e se sentem bem, enquanto outras precisam de mais de 8 horas.

5 Dicas para combater a insônia

Trilha sonora

Que tal curtir um som antes de ir dormir e mandar a insônia embora? Escutar música antes de dormir pode ajudar a induzir o sono, no entanto, músicas muito agitadas acabam causando o efeito contrário. Escolha um álbum que você goste calmo, que te deixe relaxado. Um ritmo agitado vai te deixar com vontade de sair e dançar.

Chá

Esta liberado o cházinho antes de dormir, desde que não seja à base de cafeína. Mas atenção à temperatura da bebida. Alguns tipos de chá, como chá de camomila ou erva-doce, relaxam mas quando muito quentes podem causar insônia, pois eles elevam a temperatura corporal. Por isso, a dica é evitar bebidas muito quentes antes de dormir.

insônia

Massagem

Uma massagem antes de dormir pode fazer maravilhas. Ela relaxa os músculos e consequentemente a mente. Como um dos maiores causadores de insônia hoje em dia é sem dúvida nenhuma o stress, a massagem pode agir positivamente para aliviar estes sintomas.

Hora do leite

O especialista diz que o leite pode alterar o nosso bem-estar. Ele é rico em triotofano, um aminoácido essencial para a síntese da serotonina, o hormônio do bem-estar. Por esta razão, o consumo do leite antes de dormir serve como uma arma contra a insônia.

Meditação

Da mesma forma que a massagem nos acalma, a meditação também consegue esvaziar nossas mentes  das preocupações que não nos deixa dormir e proporcionar o bem-estar para uma noite de sono tranquila.

 

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