Dica do Dermatologista

Cuidado com os excessos: banho demais faz mal

Por Redação Doutíssima 23/06/2014

Tomar banho é um hábito antigo, que remonta ao Antigo Egito e que a nós, brasileiros, foi apresentado pelos índios. Como nosso país é de clima tropical, a população tem a cultura de banhar-se com frequência. Realmente, recentes estudos mostram que o brasileiro banha-se até 20 vezes por semana, enquanto que os habitantes do Reino Unido o fazem 5,6 vezes e, os dos Estados Unidos, 7,4 vezes.

Acredite: banho demais faz mal

Se, por um lado, o hábito de gostar de um bom banho faz dos brasileiros um povo mais higiênico, por outro, tal condição também nos deixa mais suscetíveis a infecções e a doenças de pele, pois acredite: banho demais faz mal.

O ideal é ajustar a temperatura próxima à do corpo e ter um banho mais morno. Foto: Shutterstock

O ideal é ajustar a temperatura próxima à do corpo e ter um banho mais morno. Foto: Shutterstock

Por que banho demais faz mal

Para entender porque banho demais faz mal, primeiro você deve ter em mente que uma das principais funções da pele é servir como espécie de obstáculo das partes que estão “abaixo dela”. Essa barreira, talvez você não saiba, é composta por células mortas e gordura, sendo que essa dupla é a responsável por deixar nossa pele constantemente hidratada.

Você toma banho logo ao acordar, e outro antes de dormir? Você toma banho com a temperatura da água bem quente? Você toma banho ficando um bom tempo embaixo do chuveiro? Você toma banho e utiliza esponja ou bucha para se esfregar bastante? Provavelmente, a resposta a uma dessas perguntas foi afirmativa.

São hábitos que dão a sensação de limpeza e relaxamento e que, por isso, raramente questionamos. Eles podem, porém, prejudicar a camada protetora da pele, deixando nosso organismo mais suscetível a infecções, principalmente as cutâneas. É por isso que banho de demais faz mal.

Banho demais faz mal, mas nada de desespero

Mas não há motivo para desespero. Se é verdade que banho demais faz mal, também é certo que você pode regular sua rotina para que ele não prejudique sua saúde. Com alguns poucos ajustes, você pode tornar o banho uma prática saudável. Para isso, preparamos algumas dicas. Confira abaixo:

1. Temperatura da água: tomar banho com a água em temperatura elevada confirma a máxima de que banho demais faz mal. Quanto mais quente a temperatura da água, mais relaxante é o banho, mas se você quiser fazer dele uma prática saudável, é importante que ajuste a temperatura próxima à do corpo, o que significa um banho mais morno.

2. Tempo no chuveiro: ficar muito tempo embaixo do chuveiro, ainda que não esteja se limpando e apenas relaxando, é outra rotina que torna verdadeira a afirmação de que banho demais faz mal. Especialistas indicam que o tempo ideal para banhar-se varia entre 5 e 7 minutos e que um banho diário, preferencialmente à noite, é o ideal.

3. Sabonetes: prefira os compostos de glicerina e líquidos, que não são tão agressivos à pele humana. Se é verdade que banho demais faz mal, com este cuidado, o banho não fará tão mal assim.

4. Esponjas e buchas: utilize-as apenas em últimos casos, do contrário, você estará no time para quem banho demais faz mal. Elas eliminam a oleosidade da pele que, lembre-se, é importante aliada na proteção do organismo humano.

5. Toalhas: diz-se que banho demais faz mal, também, porque não temos o hábito de trocar constantemente as toalhas que utilizamos. A troca deve ser feita a cada dois dias, principalmente em climas úmidos, já que toalha molhada é um habitat ideal para a proliferação de fungos e bactérias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto