Dica do Dermatologista

Descubra 7 maneiras de cuidar da pele aos 40 anos

Por Redação Doutíssima 23/06/2014

Cuidar da pele é um hábito importante em qualquer idade, já cuidar da pele aos 40 é uma necessidade. Para uma pele bonita e com um aspecto saudável, é preciso se alimentar bem e beber pelo menos 2 litros de água por dia. Além disso, se faz necessário adotar bons hábitos, como a prática regular de exercícios físicos e sempre evitar a exposição ao sol sem a devida proteção.

Importância de cuidar da pele aos 40 anos

Mas mesmo com estes cuidados, através da ação do tempo, a pele sofre algumas mudanças e isso é natural. A boa notícia é que, para cuidar da pele aos 40 anos, algumas medidas bem eficientes podem auxiliar na melhora da aparência da cútis, bem como evitar o envelhecimento precoce.

Cuidar da pele aos 40 anos é adotar medidas para evitar envelhecimento precoce. Foto: Shutterstock

Cuidar da pele aos 40 anos é adotar medidas para evitar envelhecimento precoce. Foto: Shutterstock

Dicas para cuidar da pele aos 40

Confira algumas maneiras, todas sem qualquer mistério, para cuidar da pele aos 40 anos e se sentir linda:

1. Limpeza diária: limpar a pele todos os dias evita o acúmulo de sujeira e maquiagem nos poros. Mas atenção: ao cuidar da pele aos 40 anos, esta limpeza diária não precisa ser pesada, já que a oleosidade é controlada nesta faixa etária. Use um demaquilante suave e um sabonete neutro.

2. Hidratação: com o passar do tempo, a pele tende a perder a sua hidratação natural, ficando mais seca. Por isso, para cuidar da pele aos 40 anos, além de realizar a limpeza diária, é necessário fazer a hidratação da pele. No mercado, existem alguns produtos com ativos, como o ácido hialurônico e estimulantes de aquaporines, que ajudam a manter a umidade da pele.

3. Proteção solar: o uso do protetor solar é obrigatório em todas as idades. Mas para cuidar da pele aos 40 anos, ele se torna um aliado essencial, uma vez que é a partir dessa idade que as manchas começam a aparecer com mais frequência em nosso corpo.

4. Esfoliação: renovar a pele é uma ótima alternativa para cuidar da pele aos 40 anos. A esfoliação química com ácido salicílico ou ácido glicólico é uma boa alternativa e o peeling também é um ótimo renovador das células. A dica é o peeling suave, que serve para retirar manchas – os outros tipos de peeling, médios e profundos, podem estimular a produção de colágeno.

5. Procedimentos estéticos: alguns procedimentos são ótimos para cuidar da pele aos 40 anos. Algumas técnicas, aliadas a cuidados no dia a dia, melhoram a aparência da pele e suavizam as expressões. Mas para saber o melhor método, um dermatologista é essencial, já que apenas ele pode indicar quais procedimentos trarão mais resultados para a sua pele. A luz pulsada e o botox são técnicas muito utilizadas para cuidar da pele aos 40 anos.

6. Cremes anti-idade: esse é um importante aliado para cuidar da pele aos 40 anos. Merecem destaque aqueles em que a soja é o princípio ativo já que, a partir dela, há produção do hormônio bioidêntico, cuja principal função é justamente estimular aqueles outros hormônios que, nessa idade, já não são mais gerados pelo corpo humano.

7. Relaxamento: relaxar é importante para cuidar da pele aos 40 anos, pois o estresse é um dos grandes inimigos da pele. Em situações estressantes, alguns hormônios que são liberados podem levar ao envelhecimento precoce e diminuir o tempo de cicatrização de feridas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto