Dieta

Dieta Dukan promete emagrecimento rápido. Veja como segui-la

Por Redação Doutíssima 23/06/2014

O método de emagrecimento criado pelo médico nutricionista francês Pierre Dukan é a dieta do momento. A promessa da dieta Dukan é perda de peso rápida e definitiva através de um programa de alimentação e uma rotina de exercícios físicos.

Vantagem a dieta Dukan

A grande vantagem da dieta Dukan é que você pode comer um pouco de tudo, desde que siga as regras propostas pelo método. A dieta Dukan ficou famosa pelas suas adeptas, como a princesa Kate Middleton, a cantora Beyoncé e a atriz Penélope Cruz.

Na dieta Dukan, você pode comer um pouco de tudo, desde que siga as regras. Foto: Shutterstock

Na dieta Dukan, você pode comer um pouco de tudo, desde que siga as regras. Foto: Shutterstock

Como funciona a dieta Dukan

A dieta Dukan é baseada em um programa alimentar dividido em 4 fases. A primeira e a segunda, ataque e cruzeiro, são as fases de emagrecimento, já a terceira e a quarta são as fases de manutenção do peso perdido. Em cada fase são indicados os alimentos permitidos e estes podem ser consumidos à vontade.

Para o sucesso da dieta Dukan é necessário que alguns hábitos sejam mudados como, por exemplo, adicionar a prática de exercícios físicos à rotina.

Perdendo peso com a dieta Dukan

1ª fase – Ataque: a fase de ataque tem duração de 2 a 7 dias. Neste período, o emagrecimento é rápido e fulminante, cerca de 1 a 5 kg, o que motiva a continuação da dieta Dukan.

Os alimentos permitidos (proteínas) podem ser consumidos à vontade, com exceção dos laticínios e dos ovos que têm doses moderadas. Também é incluída a ingestão de 1,5 colheres de sopa de farelo de aveia por dia. São alimentos liberados na fase ataque: carnes de gado, peixes, frango, presunto magro, tofu.

2ª fase – Cruzeiro: a duração segunda fase da dieta Dukan vai até o peso desejado. A média de perda de peso é de 1kg por semana. No cardápio são adicionados cerca de 28 legumes e verduras (exceto batata), em dias alternados.

Por exemplo, um dia é seguido o cardápio da fase 2 e no outro da fase 1. A dose diária de farelo de aveia para a fase cruzeiro é de duas colheres de sopa. Os legumes permitidos são: folhas, pepino, berinjela, tomate, repolho, abobrinha e alho-poró.

Mantendo o peso na dieta Dukan

3ª fase – Consolidação: na fase de consolidação o organismo já está acostumado a comer sem exageros. E é aí que está o segredo da dieta Dukan para evitar o efeito sanfona.

A duração da fase de consolidação é de 10 dias para cada quilo perdido durante as duas primeiras fases. No período da fase de consolidação são adicionados porções de carboidratos, como o pão integral e cereais. Para esta fase é recomendado o uso de 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

4 ª fase – Estabilização: para a manutenção do peso, a fase de estabilização da dieta Dukan deve ser levada para toda a vida. E nela já se pode comer normalmente. Mas o Dr. Dukan estabeleceu algumas regras de ouro para a manutenção da perda de peso: toda semana a fase ataque deve ser repetida por um dia, a prática de atividade física deve ser permanente e devem ser comidas 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite