Sem categoria

Reduzir o peso dos homens é mais fácil do que nas mulheres?

Por Redação Doutíssima 23/06/2014

Segundo alguns estudos sobre emagrecimento, a resposta é aquela que todas as mulheres já imaginavam: sim, é mais fácil reduzir o peso dos homens.

Pesquisa revela como reduzir o peso dos homens

Uma pesquisa, publicada no Journal of Human Nutrition, estudou a evolução durante 12 semanas de um grupo de homens e mulheres na perda peso. Após este período, os resultados foram surpreendentes: 91% dos homens perderam 5% do seu peso, enquanto este índice foi alcançado por apenas 51% das mulheres. O estudo constatou que os homens conseguem eliminar até sete quilos em dois anos e as mulheres apenas três.

Estudos afirmam que homens levam vantagem na eterna briga contra a balança. Foto: Shutterstock

Estudos afirmam que homens levam vantagem na eterna briga contra a balança. Foto: Shutterstock

Por que reduzir o peso dos homens é mais fácil?

Reduzir o peso dos homens é mais fácil do que em mulheres, isso já foi comprovado. Mas por que isso acontece? Uma das teorias para explicar por que reduzir o peso dos homens é mais fácil aponta para o fato de que o público masculino é mais disciplinado e obstinado para perder peso.

Já as mulheres, geralmente, não perdem peso na sua primeira tentativa, fazendo que com o passar do tempo, ou com o andamento de dietas malucas, acabem ficando mais céticas em relação aos resultados do emagrecimento. Por sua vez, os homens, que não têm o mesmo hábito, acabam tendo um resultado mais efetivo.

Fisiologia explica como reduzir o peso dos homens

Outro fator importante de como é mais fácil reduzir o peso dos homens é a fisiologia de cada um dos gêneros. A estrutura muscular masculina faz com que seu metabolismo seja mais acelerado, pois tem um maior teor muscular.

A massa muscular é a grande responsável para que os nutrientes se transformem em energia, garantindo a queima de calorias. Já as mulheres não possuem muita massa muscular, pois seu corpo foi preparado para a gravidez, ou seja, ganhar peso com facilidade.

Especialistas afirmam que as mulheres concentram gordura em uma área do corpo maior que a dos homens, ou seja, no culote, bumbum, quadril, seios e cintura. Já os homens têm a sua concentração de gordura na barriga.

Com menos teor de gordura no corpo, é mais fácil reduzir o peso dos homens. Com a chegada da menopausa nas mulheres, a gordura na barriga também passa a ser um problema, pelo fato de os ovários pararem de funcionar e cair a produção de testosterona – hormônio masculino que ajuda no crescimento os músculos.

Dicas para reduzir o peso dos homens

O metabolismo acelerado é o grande segredo de reduzir o peso dos homens com mais facilidade. A boa notícia é que, com algumas dicas, todas as mulheres também podem usar o metabolismo a seu favor. Confira como você pode fazer isso e perder mais calorias:

– Alguns alimentos e suplementos alimentares ajudam a aumentar a taxa metabólica. A canela, por exemplo, é um ótimo termogênico natural;

– Bebidas, como a água gelada, são termogênicas. O organismo gasta calorias para aquecê-la. A dica é colocar um pedacinho de gengibre na água, já que ele também é um termogênico;

– Faça lanches entre as refeições. Comer com intervalos menores eleva o metabolismo;

– Fazer uma atividade física regular é a melhor dica. Isso porque o exercício proporciona o aumento da massa muscular, grande responsável por acelerar o metabolismo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite