Dieta

Dieta da alcachofra é opção para emagrecer e reduzir medidas

Por Redação Doutíssima 24/06/2014

Emagrecer não é uma tarefa fácil. Perder gordura, então, é uma missão que requer muito exercício físico e uma dieta balanceada. Alguns métodos e alimentos específicos podem auxiliar na perda destas gordurinhas indesejáveis: um deles é a dieta da alcachofra.

Dieta da alcachofra não é restritiva

Uma dieta não restritiva que traz um método de controle de peso utilizando como base a alcachofra, mas permitindo o consumo de outros alimentos. A dieta da alcachofra não é nova, desde 1960 esta hortaliça é estudada por conter substâncias desintoxicantes.

dieta da alcachofra

Dica da dieta é substituir os alimentos muito calóricos pela alcachofra. Foto: Shutterstock

Como a dieta da alcachofra pode emagrecer

Podemos encontrar a alcachofra em supermercados. Consumimos as “cabeças” da planta antes de florescem. Mas suas folhas também são ricas em princípios ativos terapêuticos. Pensando nisso, também pode ser consumida em cápsulas comercializadas em farmácias e casas de produtos naturais. Seja qual for a versão que escolher, a dieta da alcachofra será fundamental para perder peso e reduzir medidas de uma forma eficaz.

Uma maneira eficaz de tirar proveito das propriedades emagrecedoras da dieta da alcachofra é substituir alimentos que são muito calóricos pela alcachofra, já que 100 gramas do alimento possuem apenas 44 calorias.

Outra forma, é tomar as 2 cápsulas de alcachofra diariamente, aliada a uma dieta equilibrada com cerca de 1.500 calorias. Para aumentar o efeito e garantir que o peso não volte depois da dieta da alcachofra, que deve ser feita por 1 mês e descansar 15 dias, exercícios físicos são fundamentais durante e após este período. Com esta rotina é possível emagrecer de 3 a 6 kg em 1 mês.

Benefícios da dieta da alcachofra

Por ser rica em fibra insolúvel, cerca de 4,5 gramas em cada 100 gramas do alimento, a alcachofra promove a saciedade e elimina as toxinas, ajudando no funcionamento do intestino, o que é fundamental para emagrecer com saúde.

Quem utilizar a dieta da alcachofra também poderá se beneficiar do poder de equilíbrio eletrolítico do corpo que as altas concentrações de potássio encontradas nesta hortaliça possuem, o que leva ao bom trabalho dos rins e à eliminação de excessos de líquidos do corpo.

Outros benefícios da dieta da alcachofra também podem ser encontrados no metabolismo, que é regulado através das vitaminas do complexo B e presentes na planta. E isso a gente já sabe, metabolismo regulado com exercícios físicos é emagrecimento na certa.

Estudos comprovam que a alcachofra possui compostos ativos que ajudam a combater o colesterol LDL, que é expulso do organismo através da regulação do fluxo da bile do fígado. Esta ação na bile do fígado também contribui para metabolizar as gorduras da nossa alimentação, que passam a não mais se acumular e, assim, é possível reduzir medidas.

O preparo da dieta da alcachofra

Confira algumas dicas de como preparar a alcachofra e marque a sua adesão à dieta:

– Remova sempre a ponta das pétalas;

– A alcachofra pode ser cozida em água salgada fervente. O tempo médio é de 20 minutos;

– Utilize limão junto com a água para que a alcachofra não escureça;

– Quando começar a soltar as folhas é porque já está pronta;

– Sirva com os temperos de sua preferência. Mas não esqueça que o objetivo da dieta da alcachofra é emagrecer. Por isso, cuidado com os molhos calóricos.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino

Fuja das comidas que sugam as suas energias