Nutricionistas afirmam que ela não é a melhor opção de emagrecimento, mas, se você quiser desintoxicar o seu organismo ou precisa perder uns quilos em pouco tempo, a dieta da sopa pode ser uma alternativa perfeita.

Dieta da sopa no gosto das celebridades

Celebridades como Ana Maria Braga e Adriane Galisteu são algumas das adeptas da dieta da sopa para emagrecer. Seguindo o cardápio e fazendo alguns exercícios, você pode perder até 7 quilos em uma semana. Os ingredientes da sopa são nutritivos e ainda ajudam a queimar mais calorias.

dieta da sopa
Dieta da sopa pode emagrecer, mas deve ser feita por um período curto de tempo. Foto: Shutterstock

Dieta de sopa deve ser rápida

Se você quer emagrecer de maneira rápida, a dieta da sopa pode ser o caminho, mas deve ser feita por um período curto de tempo.  Ela serve, da mesma maneira, para desintoxicar o organismo antes da adoção de uma nova postura alimentar, por exemplo, ou depois das férias e festas de final de ano, que é um período no qual, normalmente, ganhamos um peso a mais na balança.

No entanto, é importante não esquecer que, após a dieta da sopa, deve se iniciar um período de reeducação alimentar, para garantir que aquilo que foi eliminado não volte a ser um problema.

Como fazer a dieta da sopa

Dia 1: os alimentos permitidos são sopa e frutas (exceto banana). As bebidas permitidas são chás, café e suco de uva. Lembre-se: tudo deve ser sem açúcar.

Dia 2: os alimentos permitidos são sopa e todos legumes, com exceção de feijões, grão de bico, ervilhas e milho. É permitido jantar uma batata grande cozida com manteiga, mas lembre-se: nesse dia não é permitido o consumo de frutas. Dica: cenoura em cubos é um ótimo petisco!

Dia 3: o cardápio do terceiro dia é igual ao do segundo.

Dia 4: dia de sopa, banana (8 unidades durante todo o dia) e leite desnatado (à vontade).

Dia 5: os alimentos permitidos são sopa, bifes e tomates. Coma de 280 gramas a 400 gramas de bife e 2 tomates médios, ou então 3 tomates pequenos. Tome a sopa uma vez ao dia.

Dia 6: Semelhante ao dia 5, mas aqui a dieta da sopa permite consumir todos os legumes, além do tomate.

Dia 7: No último dia da dieta da sopa, a sopa deve ser tomada uma vez e também pode consumir arroz integral, suco de frutas (sem açúcar) e legumes.

Receita base da dieta da sopa

Confira a receita da sopa base da dieta da sopa e como ela pode ser utilizada no seu dia a dia. Para o preparo da sopa você vai precisar de:

– 1 nabo médio cortado em cubos;

– 1 berinjela média cortada em cubos;

– 2 latas de purê de tomates (680 g);

– 1 maço de salsão ou aipo picado;

– 2 maços de cebolinha verde picados;

– 1 repolho grande fatiado;

– 1 cebola média picada;

– 1 pacote de sopa de cebola (70 g);

– 3 cenouras médias cortadas;

– 2 xícaras de vagem picada;

Sal a gosto e temperos a gosto (uma dica é utilizar curry e pimenta do reino);

Água.

Modo de preparo: em uma panela grande, coloque todos os ingredientes e cubra com água. Deixe ferver em fogo alto por aproximadamente 10 minutos. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos. A receita rende 3 litros de sopa. Ela pode ser congelada em porções e ser consumida conforme a necessidade.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino

Fuja das comidas que sugam as suas energias