Dica do Dermatologista

Furúnculos na pele são infecções que indicam falhas no organismo

Por Redação Doutíssima 24/06/2014

Os furúnculos na pele são um tipo de infecção causada, em regra, pela bactéria Staphylococcus aureu. Geralmente, ela está presente em nossa pele sem, contudo, conseguir penetrá-la.

Como se formam os furúnculos na pele

Quando essa bactéria encontra uma brecha (uma ferida, por menor que seja, ela ingressa no corpo humano e infecciona um folículo capitar inteiro, bem como o tecido epitelial próximo a ele, dando origem aos furúnculos na pele. Revela-se, usualmente, como um nódulo avermelhado, cujo núcleo é amarelado em razão do pus que se forma.

 furúnculos na pele

Caso a infecção ocorra em conjunto a outros sintomas, busque auxílio médico. Foto: Shutterstock

Tratamento dos furúnculos na pele

Normalmente não se mostra necessário um tratamento médico para os furúnculos na pele, já que na maioria dos casos, eles se rompem de forma espontânea. É importante não espremê-los, mas é possível a aplicação de compressas quentes e úmidas no local para acelerar esse processo.

Casos mais graves existem, já que os furúnculos individuais podem multiplicar-se e agregar-se em uma mesma região, formando os chamados carbúnculos. Estas situações podem necessitar da drenagem adequada e da administração de antibióticos, que devem ser feitas sob orientação médica.

Manifestação de furúnculos na pele

É preciso redobrada atenção, porém, ao aparecimento de furúnculos na pele em determinados locais do corpo, em especial quando a infecção se manifesta próxima ao nariz e ao ouvido – cujos vasos sanguíneos comunicam-se com o cérebro – ou, então, quando a Staphylococcus aureus adentra a circulação do sangue. Neste caso, poderá atingir ossos ou órgãos, como o coração.

Prevenção dos furúnculos na pele

A prevenção do aparecimento de furúnculos na pele é possível. As medidas a serem adotadas são muitas, mas invariavelmente passam pela higiene pessoal adequada, pela troca regular de roupas de cama e banho que servem de abrigo à bactéria, e pela preferência por roupas que não sejam justas ou dificultem a evaporação do suor.

Poucos sabem, porém, que os furúnculos na pele podem indicar também outras falhas no organismo. Isso porque o risco de desenvolvê-los é superior em pessoas que com problemas no sistema imunológico ou que possuem casos em seu histórico familiar.

Caso a infecção apresente-se em conjunto com outros sintomas a ela não diretamente relacionados, portanto, é importante consultar um profissional da área de medicina. Ainda, aos furúnculos na pele são associadas outras condições ou falhas no organismo, como as que listamos a seguir:

– Diabetes: essa doença enquadra-se como fator de risco, em especial a do tipo mellitus, porque ela pode dificultar que o corpo combata as infecções, dentre as quais inclui-se aquela caracterizada pelos furúnculos na pele.

– Outras doenças de pele: lembre-se que os furúnculos na pele precisam de uma brecha no nosso tecido epitelial para penetrarem e infectarem o folículo capilar. Assim, se é frequente o aparecimento de furúnculos na pele, é preciso ter atenção para a possível presença de outras condições relacionadas à pele – como a acne, por exemplo.

– Imunidade comprometida: caso o seu sistema imunológico esteja enfraquecido, você certamente estará mais suscetível a desenvolver furúnculos na pele.

– Obesidade: estudos demonstram que pessoas com índice de massa corporal superior a 30 são mais propensas a desenvolverem a infecção.

– Alterações hormonais: as alterações hormonais podem tornar a pele mais oleosa, o que a torna mais atraente para o desenvolvido de bactérias, dentre as quais a Staphylococcus aureus que, lembre-se, é a responsável pelo desencadeamento dos furúnculos na pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite