Especialidades

Não fique doente! 9 dicas de como evitar doenças de inverno

Por Redação Doutíssima 24/06/2014

Nos meses mais frios do ano é comum encontrar pessoas se queixando ou apresentando sintomas de doenças que são próprias deste período. Para não deixar que isso aconteça com você, veja algumas dicas de como evitar doenças de inverno

 

evitar doenças de inverno

Foto: Shutterstock.com

 

Como evitar doenças de inverno

 

Com a queda da temperatura é comum as pessoas se protegerem do frio permanecendo em locais fechados, o que acaba criando um ambiente propício à proliferação de várias doenças, especialmente as respiratórias.

O clima seco e mudanças bruscas de temperatura colaboram para que enfermidades como gripes, resfriados se espalhem rapidamente, além de propiciar o surgimento de amigdalites e dores de ouvido. Porém, para algumas pessoas, além desses vilões é preciso enfrentar também outras manifestações que se agravam durante o inverno. É o caso da asma, pneumonia, bronquite, rinite e sinusite.

Se você não quer passar por nenhum destes problemas, siga as nossas 9 dicas de como evitar doenças de inverno e se prepare para enfrentar as baixas temperaturas.

 

Como evitar doenças de inverno

 

1. Mantenha o ambiente úmido 

O inverno pode ser muito seco em diversas regiões do Brasil e, devido a isso, surgem doenças decorrentes do ressecamento das vias aéreas. É indicado o uso de um umidificador para evitar estes problemas. Caso você não tenha um, coloque bacias de água ou toalhas molhadas nos cômodos da casa para umidificar o ambiente. Essa medida evita doenças como bronquite, pneumonia, rinite, alergias, etc.

2. Alimentação 

Normalmente as pessoas no inverno tendem a comer comidas mais gordurosas, por uma necessidade do próprio organismo de se manter mais aquecido, mas se esquecem das frutas e vegetais. Tente ingerir de 5 a 7 porções de vegetais durante o dia, pois eles contêm vitaminas, minerais e antioxidantes que fortalecem o sistema imune. Dê atenção especial à vitamina C, encontrada em laranjas e frutas cítricas, além do zinco, presente em mariscos, carnes e cereais.

3. Aqueça bem a garganta 

A garganta é um ponto chave na para se evitar doenças de inverno. Para isso, uso de cachecóis é a melhor indicação, além da ingestão de chás e bebidas quentes. Esses hábitos, além de prevenir as dores de garganta, podem ajudar a combater outras doenças, como os resfriados e amigdalites.

4. Evite tomar banhos muito quentes 

Além de ressecar a pele, o hábito de tomar banhos muito quentes pode contribuir muito para um choque entre a temperatura do corpo e a do ambiente, o que não é nada saudável para quem quer evitar doenças de inverno. Além disso, recomenda-se também não sair do banheiro sem estar vestido, principalmente em espaços bem ventilados.

5. Mantenha as roupas de cama sempre limpas 

As roupas de cama são um ótimo depósito de poeira e fungos. Por isso, caso precise usar cobertores e edredons que estavam guardados, lave-os antes. Procure trocar com frequência as roupas de cama e cobertores. Isso ajuda a impedir o aparecimento de doenças como rinite alérgica e asma.

6. Evite ficar em ambientes fechados 

Nessa época do ano, a tendência é que as pessoas busquem lugares mais fechados, para se proteger do frio. Isso facilita a transmissão de vírus como os da gripe A. Por isso, evite lugares fechados, a transmissão de vírus e bactérias é favorecida. Evite também estar perto de fumantes ou fumar, pois isso irrita as mucosas nasais e vias aéreas.

7. Vacine-se contra a gripe 

É importante que você tenha tomado a vacina contra a gripe, como forma de prevenção da doença.

8. Faça exercícios físicos regularmente 

Atividade aeróbica como nadar correr ou simplesmente andar ajudam a eliminar toxinas que enfraquecem o sistema respiratório, aumentando assim a capacidade respiratória. Algumas atividades também são excelentes para combater a bronquite e outras doenças respiratórias.

9. Use soro fisiológico para umidificar as narinas 

Ele também tem a importante função de lavar o nariz e as vias aéreas. Essa medida ajuda a prevenir a sinusite, rinite e outras doenças das vias aéreas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado

Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe

Saiba o que acontece com seu corpo quando ele está com gripe

Remédios naturais para a gripe

Metanfetamina pode curar gripe

Saiba a diferença entre gripe e resfriado

OMS: mundo não está preparado para surto de gripe