Clínica Geral

Por que os idosos dormem pouco? Eles dormem o suficiente? Tire essas e outras duvidas sobre o sono na terceira idade

Por Redação Doutíssima 24/06/2014

A idade chega e os comportamento com relação ao sono vão se modificando. Sim, os idosos dormem pouco, e isto é completamente normal segundo um estudo realizado pela Universidade de Surrey, no Reino Unido. O estudo explica que os idosos dormem pouco porque precisam de pequenos períodos de sono durante o dia em vez de várias horas de sono à noite.

idosos dormem pouco

O estudo foi realizado com 110 pessoas de idades variadas. Todas as pessoas foram mantidas por 8 horas na cama. Os idosos com mais de 65 anos apresentaram a menor quantidade de sono, eles tiveram 20 minutos a menos de sono do que os adultos com 40 e 50 anos. E os jovens apresentaram 44 minutos a mais de sono durante a noite do que os mais velhos.

Por que os idosos dormem pouco?

Segundo os médicos especialistas da Faculdade de Medicina do Porto, o sono dos idosos acontece de forma fragmentada e menos profundo. “O sono dos idosos é mais fragmentado e menos profundo. Não se pode afirmar que os idosos precisem de dormir menos, mas têm menos capacidade de dormir de forma contínua. O seu sono é mais frequentemente interrompido por despertares noturnos. Com o avançar da idade, o nosso ritmo biológico muda, e há tendência para adormecer e despertar mais cedo”, explica a Dra. Marta Gonçalves.

Os idosos dormem pouco também por outro motivo. De acordo com o Prof. João Barreto da Faculdade de Medicina do Porto, “O sono dos idosos está desfasado do das pessoas jovens, não para o atraso, mas para o adiante. O idoso tem sono mais cedo do que as pessoas jovens e tem tendência para se ir deitar, normalmente, uma, duas e até três horas mais cedo. Não é raro termos idosos que se queiram deitar às 19, 20 ou 21 horas… Logo, há uma tendência para acordarem mais cedo e têm muita dificuldade em adormecer”.

No entanto, apesar  do estudo constatar que idosos dormem pouco, não quer dizer eles devem deixar a saúde do sono de lado. Um sono de qualidade faz bem para todos, independente da faixa etária.

idosos dormem pouco

A insônia, uma das maiores queixas dos idosos, mas ela possui cura. Portanto, se você tem tido dificuldade para dormir, é importante consultar um médico especialista. A insônia pode trazer consequências sérias como lapsos durante as atividades rotineiras, pescadas durante o dia e até depressão. Sem contar o baixo rendimento no trabalho e nos estudos, irritabilidade e chances maiores de desenvolver outras doenças.

Os idosos dormem pouco, então como conseguir melhorar as horas de sono? Algumas dicas incluem: atividades regulares durante o dia, ir para a cama somente quando estiver sono, tentar deitar sempre no mesmo horário, evitar café, chá e certos medicamentos à noite antes de dormir e regular a temperatura ambiente do quarto.

 

Saiba mais:

Distúrbios do sono: saiba o que causa a insônia no idoso e qual o impacto deste problema na saúde

Não pode ficar parado! Solidão e sensação de inutilidade comprometem a saúde dos idosos

Palavras cruzadas: Ótimo estímulo para cérebro idoso

Os benefícios da hidroginástica para idosos

Convívio entre jovens e idosos: conheça 4 benefícios dessa parceria para a vida

Vitamina D e agilidade mental: conheça os alimentos que melhoram o raciocínio dos idosos

Cuidados que os idosos devem tomar com os remédios