Estética

Preparamos 6 dicas para você prevenir calos nos pés

Por Redação Doutíssima 24/06/2014

Quem nunca saiu de casa, com aquele sapato novinho e voltou com um calo no pé, que atire a primeira pedra. Por mais que se tente prevenir calos nos pés, nem sempre isso é possível e os calos insistem em surgir devido ao atrito da pele com o material do sapato, que faz com que a pele crie uma camada extra para se proteger.

Prevenir calos nos pés é possível

Além de serem incômodos, os calos e as calosidades podem agravar-se quando não tratados. Por isso, prevenir calos nos pés é sempre a melhor solução. A prevenção é possível e pode ter resultado, basta adotar as medidas certas.

prevenir calos nos pés

Sapatos de salto alto ou com bicos muito finos não distribuem o peso do corpo. Foto: Shutterstock

Dicas para prevenir calos nos pés

Se você cansou daquele incômodo gerado a cada sapato novo, comece a agir preventivamente agora mesmo. Separamos algumas dicas valiosas de como prevenir calos nos pés. Confira:

1. Compre sapatos confortáveis: entre os maiores causadores de calosidades nos pés, estão os calçados que não se ajustam bem ao pé. O material dos sapatos também é muito importante para que eles não tenham nenhum atrito com a pele do pé.

O tamanho do calçado deve ser o que melhor se ajusta aos seus pés, não aquele que você está acostumado a comprar. As formas dos calçados podem variar de uma marca para outra.

2. Não use salto alto todos os dias: a formação dos calos se dá de duas maneiras: uma pela fricção da pele com o calçado, e outra pela carga de peso sobre os pés. Sapatos de salto alto ou com bicos muito finos não distribuem o peso do corpo por toda a superfície do pé, e sim em uma pequena parte, que é onde se forma o calo. Para prevenir calos nos pés, procure alternar o uso de salto alto ou deixá-lo para aquelas ocasiões em que ele se torna indispensável.

3. Hidratar é importante: o cuidado com a hidratação dos pés deve ser feito assim como nas outras áreas do corpo. Por sofrer mais atrito, a pele dos pés tem a tendência de ficar mais áspera. Para manter uma umidade adequada na região, use fórmulas à base de ureia, que afinam a pele e ajudam a prevenir calos nos pés.

4. Se sentir dor, pare: durante uma atividade física, é muito comum sentir um desconforto nos pés. Isso porque, durante o exercício, o pé tende a inchar e acaba machucando dentro do calçado. Isso acontece também quando passamos muito tempo em pé ou caminhando. Por isso, é muito importante sentar em qualquer sinal de desconforto nos pés.

5. Escolha bem suas meias: esta dica para prevenir calos nos pés parece simples, mas a escolha da meia é uma ferramenta que deixa o calçado mais confortável. Porém, ela pode ser um grande problema também. Dê preferência para meias de material mais suave e com costuras finas.

6. É importante estar preparado: imprevistos sempre acontecem. Por isso, ao sair com um calçado novo ou em dias que irá caminhar muito, leve na bolsa um esparadrapo. Se sentir algum desconforto nos pés, proteja a região.

Vá além de prevenir calos nos pés

Para quem não conseguiu prevenir calor nos pés e eles acabaram aparecendo, é importante saber o que fazer com eles. Primeiro, é importante nunca retirar calos e calosidades com alicates ou tesouras, pois pode ferir a pele e causar infecções.

Para o desconforto e a dor causados pelos calos, coloque gelo ou deixe os pés de molho em água com chá de camomila. Lembre-se que prevenir calos nos pés é muito mais fácil do que tratá-los!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dermatite de contato: sintomas, causas e tratamento

Dúvida do leitor: o que pode causar erupções na pele e coceira no peito?

Pele marcada pelas espinhas? Saiba como tirar manchas de espinhas

Problemas de pele? Saiba como tratar a pele irritada e sinta-se melhor

Pele ressecada ou oleosa? Saiba como cuidar bem da sua pele de acordo com o tipo

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

7 Erros de beleza que acabam com sua pele no verão