Esporte

Adrenalina a mil: conheça o street luge, esporte radical de velocidade

Por Redação Doutíssima 25/06/2014

Quem gosta de esportes radicais, com certeza já ouviu falar em street luge, atividade que consiste em descer um pavimento numa prancha adaptada com rodas.

Street luge em alta velocidade

Embora exista há mais de 30 anos, originário na década de 1970, o street luge ainda é pouco conhecido. O esporte foi inventado por skatistas americanos que perceberam que, ao deitar-se sobre os skates, atingiam maior velocidade na descida das ladeiras.

street luge

Ao deitar-se sobre os skates, street luge dobra velocidade para descer ladeiras. Foto: Shutterstock

Com o passar dos anos, a modalidade ganhou novas técnicas, com muito mais adrenalina, permitindo aos atletas ultrapassar os 100 km/h em pranchas especiais sobre rodas.

Na categoria profissional, a primeira corrida foi realizada em 1975, no Signal Hill, na Califórnia. As estruturas usadas na ocasião dessa corrida de street luge eram variadas, desde os básicos, em madeira, aos feitos de fibras de vidro, que, em certos modelos, cobriam por completo o condutor.

Chamado inicialmente de “luge”, o esporte usava esse termo devido à semelhança na posição que alguns praticantes montavam em suas pranchas – muito parecida com a adotada em trenós de gelo.

Popularização do street luge

A popularização do street luge aconteceu nos anos 90, quando, no evento esportivo X-Games, da emissora ESPN, a modalidade foi apresentada ao mundo como esporte. Isso ajudou a disseminar a prática.

Nos tempos atuais, o street luge está deixando de ser uma atração em eventos poliesportivos para ser considerada uma modalidade cada vez mais técnica e independente nos esportes de gravidade.

O esporte tem crescido em muitos países, inclusive com competições específicas, além de possuir aproximadamente 1,2 mil praticantes ativos ao redor do mundo – quase 50 deles são brasileiros.

Street luge no Brasil

O Brasil possui dois atletas pontuados no ranking internacional, o que fortalece ainda mais a presença do esporte dentro e fora do país. Assim, o street luge brasileiro tem evoluído em campeonatos de nível internacional, como os realizados no Rio Grande do Sul. A cidade gaúcha de Teutônia dispõe de uma das ladeiras mais rápidas do mundo para o esporte, onde se atinge a incrível marca de 139 km/h.

Já a cidade que mais concentra atletas no Brasil é Curitiba, que possui até uma equipe de street luge, a Rápido e Rasteiro. Como não há comercialização em larga escala, o shape, peça onde o corpo é posicionado, costuma ser montado pelos próprios praticantes.

Prevenção no street luge

Como todo esporte radical, o street luge apresenta riscos que precisam de um suporte de proteção. Entre as medidas de segurança aconselhadas, estão equipamentos obrigatórios, como o capacete de motociclismo com viseira ou sem (neste caso, o uso de óculos é necessário), luvas de couro, tênis de couro com sola adaptada com borracha de pneu para frenagem, macacão de couro e cotoveleiras.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Skate para meninas: exercício e diversão garantidos

Gaste energia e lucre em disposição! Encontre um esporte que te agrade e movimente-se

­Pensando em escolher uma atividade física para o seu filho? Saiba qual o melhor esporte para as crianças

Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber

Quais esportes queimam mais calorias?

9 Dicas para encontrar o esporte ideal

É de tirar o fôlego! Veja quais são as 40 mais belas fotos de esporte de 2013