Dieta

Semente de chia ajuda a perder peso. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 25/06/2014

Sua busca por uma dieta natural para perder peso e ainda por cima ganhar saúde pode acabar ao conhecer chia. Além do custo baixo desta semente, a dieta à base de chia é fácil de seguir e produz como resultado uma perda de peso natural e eficaz.

Chia é alimento completo

Outra vantagem de usar a chia como auxiliar na busca pela perda de peso é que você estará consumindo um alimento completo e com um alto valor nutricional. Ou seja, além de fazer você emagrecer, a chia traz muitos outros benefícios para a sua saúde.

chia

Chia é fonte de fibras inigualável, além de reduzir inflamação e o colesterol. Foto: Shutterstock

Começando a dieta da chia

Para começar a dieta da chia, você terá de se habituar a comer uma colher (de sopa) de chia antes das principais refeições diárias. Assim, você conseguirá saciar sua fome e passará a comer menos ao longo do dia. Isto resultará na perda de peso e, ainda, na eliminação de líquidos do seu corpo, reduzindo inchaços.

Além da perda de peso, a semente de chia traz muitos outros benefícios, pois é fonte de cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e potássio. Esses elementos aumentam a resistência para as atividades físicas. Caso seja consumida com um alimento rico em vitamina C, ajuda a reforçar a imunidade.

Os benefícios da chia

São inúmeros os benefícios em adotar a chia como componente nutricional em seu cardápio. Confira os motivos que geralmente lhe conferem méritos saudáveis:

1. A chia é rica em ômega 3;

2. É fonte de fibras inigualável, além de reduzir a inflamação, o colesterol, e, além disso, ajuda a regular a função intestinal;

3. As sementes de chia são ricas em antioxidantes, os quais ajudam a proteger o corpo contra os radicais livres, bem como, o envelhecimento e o câncer;

4. Apenas duas colheres de sopa de sementes de chia contêm, em média, 18% de cálcio, 35% de fósforo e 50% para o manganês;

5. Chia não contém glúten ou grãos, o que é bom para pessoas alérgicas;

6. A chia desempenha um papel importante na regulação dos níveis de insulina, podendo ajudar na redução da resistência à insulina e diminuir os níveis anormalmente elevados de insulina no sangue.

Prós e contras da chia

O ato de comer uma colher de sopa de chia no antes de cada refeição promove a sensação de saciedade e reduzir a fome. Outra de suas vantagens é o fato da chia conter fibras solúveis, que podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol.

O problema é que planejar a refeição não é algo muito agradável ou mesmo prática no dia a dia. Então, como se trata de uma dieta de chia, à base de grãos, persistência é tudo. Pode não ser fácil, mas é preciso se manter disciplinado e dentro da dieta da chia.

Dicas para o consumo da chia

1. Não esqueça de comer uma colher (sopa) de chia, cerca de 30 minutos antes de qualquer refeição;

2. Caso não tenha gostado do cardápio da dieta com chia, não faça. Tenha sempre isso em mente, pois o resultado pode ser conflitante;

3. Para eliminar ainda mais líquidos durante a dieta com chia, prefira temperar saladas com limão, ao invés de usar vinagre, e procure não usar sal.

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino

Fuja das comidas que sugam as suas energias