Guia do Crossfit

Conheça o crossfit, treino funcional para definir os músculos

Por Redação Doutíssima 27/06/2014

Além do emagrecimento, outro fator que leva muitas pessoas a procurar uma academia é a definição muscular. Pode parecer fácil, mas, muitas vezes, definir um determinado método é mais difícil do que perder alguns quilos. Uma forma que se mostra eficiente para definir a musculatura é o crossfit.

Crossfit visa força e condicionamento

O crossfit é um programa de treinamento de força e condicionamento, que proporciona um treino funcional que com fácil adaptação do corpo e, por isso, pode ser feito por pessoas de qualquer idade, independente do seu nível físico.

Crossfit mistura série de modalidades, o que faz dele um treinamento completo. Foto: Shutterstock

Crossfit mistura série de modalidades, o que faz dele um treinamento completo. Foto: Shutterstock

Crossfit é treino de elite

O crossfit é o principal programa de força e condicionamento físico de muitas academias de polícia americanas e de equipes de operações táticas militares, unidades de operações especiais, campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais em todo o mundo.

A modalidade mistura ginástica, levantamento de peso e atletismo, o que o torna um treinamento completo por vários fatores.

Como é uma aula de crossfit?

Se você estiver interessado em praticar o crossfit, em muitas academias, é possível experimentar uma aula gratuitamente. Geralmente, as aulas são ministradas através de alguns princípios:

– Alta intensidade: o treinamento do crossfit possui um conjunto de atividades pesadas e, por vezes, exaustivas. As sequências de saltos, levantamento de peso, agachamentos e outros movimentos, podem ser sugar um pouco mais de energia no começo. Vale lembrar que todos os movimentos são adaptados dependendo do condicionamento físico de cada pessoa.

– Curtos intervalos: como o objetivo é manter uma intensidade elevada durante o treino, as pausas entre os exercícios são mais curtas, o que promove a elevação crescente da fadiga. E é assim que o crossfit, além de definir a musculatura, também pode ajudar a perder algum peso. Desde que, por óbvio, sejam adotados hábitos alimentares saudáveis.

– Trabalho dos grupos musculares: o crossfit trabalha com todos os grupos musculares. Mas aqui não existem séries fixas como na musculação: em cada treino é trabalhado certo grupo muscular. Já no dia seguinte, se trabalha outro.

– Treinos de curta duração: por ser um treino de lata intensidade, o crossfit tem a duração, segundo o método original, de apenas 20 minutos. Diversos estudos defendem que as sessões de exercícios precisam ser curtas, para que se possa aumentar a liberação do GH e da testosterona e minimizar a produção de cortisol.

Isso porque alguns estudos indicam que se estas sessões fossem prolongadas, não haveria a liberação do GH e da testosterona e não minimizaria o efeito de cortisol. Assim, o crossfit não teria tantos benefícios no ganho de massa muscular e na queima de gordura.

Benefícios do crossfit

Com o crossfit é possível ter inúmeros benefícios, além da definição dos músculos, como melhora na resistência cardiorrespiratória e aumento da flexibilidade. Confira outras de suas vantagens:

– Os exercícios são feitos em grupo. Há sempre aquela sensação de trabalho em equipe e camaradagem;

– Você poderá acompanhar o seu progresso e consegue manter o controle deste progresso;

– O crossfit é baseado em resultados de uma boa resistência muscular. Com ele o seu corpo estará preparado para praticamente qualquer situação atlética, depois de alguns meses de treinamento;

– Os exercícios de crossfit favorecem habilidades físicas como resistência cardiovascular e respiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, agilidade, equilíbrio, coordenação e precisão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Crossfit: rompa seus próprios limites

Tonificar o corpo em casa

3 exercícios simples de fazer em casa e perder a barriga

Quais esportes queimam mais calorias?

Aparelhos de musculação: aprenda o nome e funções de cada um

Como tratar um estiramento muscular?

Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber