Receitas

Aprenda a fazer o bolo de alfarroba, uma receita saudável

Por Redação Doutíssima 28/06/2014

Quer uma versão mais saudável para o seu bolo de chocolate? Com algumas mudanças na receita é possível, como trocar o cacau pela alfarroba. O bolo de alfarroba tem o mesmo gosto e cor do bolo de chocolate tradicional, mas com muitos outros benefícios.

Bolo da alfarroba não tem glúten

A alfarroba é conhecida como “chocolate saudável” e é o fruto de uma árvore nativa do Mediterrâneo. O fruto, em forma de vagem, é torrado e moído, e com este pó é possível substituir o uso do cacau em várias receitas, como é o caso no bolo de alfarroba. A fama de saudável da alfarroba é comprovada: ela não tem glúten, lactose, podendo ser consumida em dietas em que estas substâncias são proibidas.

Bolo de alfarroba é deliciosa receita que substitui o chocolate com vantagens. Foto: Shutterstock

Bolo de alfarroba é deliciosa receita que substitui o chocolate com vantagens. Foto: Shutterstock

Receita de bolo da alfarroba

Ingredientes para o bolo:

– 2 ovos;

– ½ xícara de chá de óleo vegetal;

– 5 gotas de essência de baunilha;

– 1 xícaras de chá de açúcar mascavo;

– 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo;

– ½ xícara de chá de aveia em flocos;

– 2 a 3 colheres de sopa de alfarroba em pó;

– 1 xícara de chá de leite desnatado;

– 1 colher de sopa de fermento químico em pó;

– 1 pitada de sal.

Ingredientes para a cobertura:

– 1 xícara de leite de coco;

– 2 colheres de sopa óleo de coco;

– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;

– 2 colheres de sopa bem cheias de alfarroba.

Modo de fazer o bolo de alfarroba

Na batedeira, bata os ovos, a essência de baunilha, o sal e o óleo. Logo após, adicione o açúcar mascavo, a aveia em flocos, a alfarroba em pó, a farinha de trigo e o leite. Quando formar uma massa homogênea, coloque o fermento em pó.

Pré-aqueça o forno a 200 °C. Unte uma forma com manteiga, polvilhe levemente e, em seguida, coloque a massa do bolo de alfarroba. Coloque no forno e deixe assar por 40 minutos ou até que esteja totalmente assada.

Cobertura do bolo de alfarroba

Em uma panela, coloque 2 colheres de açúcar mascavo e caramelize, depois junte o leite de coco e espere ferver. Depois que levantar fervura, desligue o fogo e misture o óleo de coco e a alfarroba em pó, até que forme uma calda homogênea.

Agora é só esperar o bolo de alfarroba assar. Com o bolo de alfarroba já assado e frio, é só colocar a calda por cima e pronto. Uma dica é, com um palito, fazer alguns furinhos no bolo, assim, a calda escorrerá para o interior. Bon appetit!

Saiba mais sobre a alfarroba

Estudos comprovam que o alto poder antioxidante da alfarroba é semelhante ao do azeite e do vinho. Naturalmente doce, a alfarroba não possui qualquer estimulante, como a teobromina e a cafeína, que estão presentes na composição do cacau.

Além disso, apesar de possuir mais açúcar que o cacau, a alfarroba é um produto com baixas calorias devido à quantidade baixa de gorduras e alta quantidade de fibras naturais.

Também a sua composição é rica em cálcio, potássio e fósforo e outros minerais, como o ferro, o zinco e as vitaminas E, B6 e B12. Não existem dúvidas de como um bolo de alfarroba pode ser saudável e, além do mais, muito gostoso.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite