Exercícios

Adeus, preguiça! Veja 5 exercícios aeróbicos para fazer em casa

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

O segredo para um emagrecimento efetivo está em combinar uma alimentação saudável e balanceada com a prática e exercícios aeróbicos regularmente. Porém, devido à correria do dia a dia, muitas pessoas por mais que consigam seguir uma dieta, nem tem tempo de praticar exercícios aeróbicos.

Exercícios aeróbicos combatem o estresse

É sabido que mexer o corpo é fundamental tanto para o corpo quanto para a mente, já que os exercícios aeróbicos promovem a liberação de endorfinas, que combatem o estresse, a depressão e a ansiedade.

Seja em casa ou na academia, a prática de exercícios aeróbicos é muito benéfica. Foto: Shutterstock

Seja em casa ou na academia, a prática de exercícios aeróbicos é muito benéfica. Foto: Shutterstock

Faça exercícios aeróbicos em casa

Por isso, buscamos os melhores exercícios aeróbicos para queimar calorias em casa e sem a necessidade de aparelhos, apenas com itens de fácil acesso. O melhor é que eles podem ser feitos a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Que tal mudar os hábitos e incluir alguns exercícios aeróbicos na sua rotina?

Você pode fazê-los separadamente ou criar um circuito intercalando cada um deles ou aqueles que você mais gostar. A intensidade dos exercícios aeróbicos vai de acordo com a sua preparação física. Comece com 30 minutos diários e aguarde os resultados que com certeza serão surpreendentes. Não esqueça de alongar antes dos exercícios aeróbicos e ingerir muita água.

1. Exercícios aeróbicos: step

O step é um dos exercícios aeróbicos mais conhecidos, e não é para menos. Ele é ótimo para queimar calorias e deixar o bumbum durinho. Não tem o aparelho para fazer uma aula de step? Um degrau é uma ótima solução.

Veja como fazer: em pé, suba no degrau com o pé direito e depois com o pé esquerdo. Depois, desça o pé direito, seguido do esquerdo. Fácil, não? Aí, é só colocar uma música bem animada e começar o sobre e desce. Não esqueça de deixar o abdômen contraído durante o exercício e mantenha o ritmo da subida e descida constante.

2. Exercícios aeróbicos: subindo escadas

Um aparelho muito disputado nas academias é o simulador de escadas. Mas por que você precisa de um simulador de escadas se tem uma na sua casa? Então, este é outra ótima opção dentre os exercícios aeróbicos para fazer sem sair de casa. Em um ritmo constante, suba e desce as escadas.

3. Exercícios aeróbicos: escalando montanhas

Que tal escalar uma montanha em casa e queimar muitas calorias? Esta é a proposta deste exercício que trabalha todo o corpo. Fique em uma posição com as mãos e joelhos no chão, os braços devem ficar alinhados com o seu peito. Em seguida, leve a perna direita para a frente na direção do seu peito. Repita o movimento com a perna esquerda, e vá alternando entre as duas pernas. Viu, o movimento é semelhante ao de uma escalada, mas sem sair do lugar.

4. Exercícios aeróbicos: pular corda

Pular corda é uma atividade que envolve coordenação, mas também se encaixa entre os exercícios aeróbicos de alta intensidade e, por isso, apresenta um gasto calórico alto. Pule corda sem sair muito do chão, intercalando quatro movimentos para a frente e quatro para trás.

5. Exercícios aeróbicos: dançar

Esse é o melhor dos exercícios aeróbicos sem sair de casa. Além de ser divertido, dançar é ótimo para queimar calorias e para relaxar a mente. É só selecionar músicas bem animadas e dançar até suar. Que tal começar hoje mesmo?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!