Dica do Nutricionista

Descubra os benefícios da castanha de baru para a sua alimentação

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

As castanhas já fazem parte do cardápio do brasileiro. No Brasil, existem muitas oleaginosas que possuem diversos minerais e gorduras polinsaturadas, além de ômega 3, 6 e 9. Uma nova alternativa para ter esses benefícios é a utilização da castanha de baru, uma poderosa fonte de proteína, além de ser rica em vitaminas e minerais.

Conheça a castanha de baru

Típica do cerrado brasileiro, a castanha de baru também é conhecida como cumari, feijão-baru, cumbaru, imburana-brava, barujo, entre outras denominações.

Assim como outras castanhas, a castanha de baru possui um alto teor calórico. Foto: Shutterstock

Assim como outras castanhas, a castanha de baru possui um alto teor calórico. Foto: Shutterstock

Castanha de baru com gosto de amendoim

O gosto da castanha de baru é semelhante ao do amendoim, porém seu sabor é mais acentuado. Para agregar as propriedades da castanha de baru ao organismo, basta consumir de 4 a 5 unidades diárias, mas ela nunca deve ser consumida crua. Este alimento possui elementos que podem dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo, mas basta levá-los ao fogo para que eles sejam neutralizados.

A farinha feita a partir deste tipo de castanha pode ser consumida em sucos e sopas, e outra forma de utilizar a castanha de baru é através do óleo extraído do fruto do baruzeiro. Mas cuidado: assim como outros tipos de castanhas, a castanha de baru possui um alto teor calórico. Se estiver de dieta, use-a com moderação.

Conheça um pouco mais sobre a castanha de baru e o que ela pode fazer para o seu bem-estar e a sua saúde em 5 benefícios:

1. Castanha de baru combate a anemia

A castanha de baru é rica em ferro e, por isso, é uma ótima aliada no combate à anemia. Para isso, aconselha-se usá-la junto a alimentos ricos em vitamina C, para auxiliar na absorção. No ano de 2001, a rede municipal de Goiânia passou a utilizar a farinha de castanha do baru na merenda escolar, a fim de suprir as necessidades de ferro na alimentação das crianças.

2. Castanha de baru é afrodisíaco natural

A castanha de baru, assim como o amendoim, é considerada um alimento com propriedades afrodisíacas. A fama é tanta que na região onde ela é extraída, a castanha de baru é chamada de “Viagra do Cerrado”.  Além de proporcionar mais energia, isso se dá pela presença de zinco em sua composição, que é importante na fertilidade, tanto feminina, quanto masculina.

3. Castanha de baru é amiga do coração

Da castanha de baru é extraído um óleo que contém compostos importantes como ômega 6 e 9. Essas substâncias atuam na prevenção da hipertensão e na redução do colesterol ruim (LDL).  Também ajudam a regularizar os níveis de glicose e diminuem a incidência de câncer. O ômega 9 é um potente antioxidante, que auxilia na cicatrização e na diminuição da queda de cabelo.

4. Castanha de baru reduz a gordura abdominal

O ômega 9 presente no óleo da castanha de baru é capaz de facilitar a redução de medidas da região abdominal. Os componentes do ômega 9 reorganizam os depósitos de gordura no organismo, impedindo assim que as células adiposas se concentrem na região abdominal.

5. Castanha de baru, o óleo de Argan brasileiro

O óleo da castanha de baru é indicado no tratamento de cabelos agredidos por químicas ou pela exposição solar. A fórmula promete restaurar, combater as pontas duplas e o frizz, além de proporcionar um brilho intenso. Ele é considerado mais potente que o famoso óleo de Argan.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Metformina para emagrecer? Saiba quais são os riscos do uso deste medicamento para perder peso

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Utilize o macarrão konjac para emagrecer rápido e saudável

Shake para emagrecer funciona?

Questione antes de tentar: será que dietas de revista servem para mim?

Veja 8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto e e recupere a sua boa forma