Dieta

Dieta do carboidrato: conheça efeitos e alimentos permitidos e proibidos

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

Na maioria das dietas, carboidratos são itens que acabam sendo excluídos ou reduzidos no cardápio. Um método para fazê-lo é a dieta do carboidrato. Os carboidratos agem como um combustível para o nosso corpo e cerca de 50% a 60% da energia que consumimos vem deles.

Dieta do carboidrato zero

Através de uma lista de alimentos permitidos e outra lista de alimentos proibidos, a dieta do carboidrato busca restringir a zero o consumo de carboidratos, obrigando, com isso, o organismo a buscar outras fontes de energia, que seriam as gorduras estocadas no nosso corpo.

Consumir alimentos como biscoitos é proibido durante a dieta do carboidrato. Foto: Shutterstock

Consumir alimentos como biscoitos é proibido durante a dieta do carboidrato. Foto: Shutterstock

Dieta do carboidrato, a teoria

Apesar do nome, nesta dieta, a ingestão de carboidratos é proibida em um primeiro momento e reduzida em outro. A teoria de que parte a dieta do carboidrato é a da estimulação do cetônico.

Quando o nosso organismo passa 8 horas sem receber nenhum suprimento de carboidrato, o corpo realiza um processo de cetogênese, que produz corpos cetônicos que geram energia para o corpo através da quebra de ácidos graxos presentes no nosso corpo, o que induz a perda de peso. Mas, para isso, nenhum carboidrato deve ser consumido durante os primeiros 3 dias.

O período completo da dieta do carboidrato é de 15 dias: mais do que isso pode ser prejudicial à saúde, pois pode ocasionar a cetocidiose, que nada mais é que um tipo de acidez metabólica causada pela concentração de cetoácido, resultando em náuseas e vômitos, entre outros sintomas.

Como funciona a dieta do carboidrato

A dieta do carboidrato possui 3 fases. A primeira fase dura de 2 a 3 dias, e nela se elimina totalmente o carboidrato do cardápio. Se você comer algum carboidrato, deve recomeçar a dieta.

Na segunda fase, que vai até o 15º dia, a dieta do carboidrato exige a restrição parcial dos carboidratos, sendo permitido o consumo de apenas 20 gramas diárias. Na última etapa, são permitidas frutas que tenham menos de 10% de carboidrato.

Dieta do carboidrato: alimentos permitidos

– Verduras e legumes: repolho, alface, tomate, couve-flor, couve, brócolis, pimenta, berinjela, azeitona, pimentão, salsa, cebola, pepino, abobrinha, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola e palmito;

– Bebidas: café, chá de ervas, limonada (sem açúcar) e refrigerantes diet;

– Outros: creme de leite, bacon, ovos, linguiça de porco, carnes de peixe e frango, presunto cozido, queijo, nata, nozes.

Dieta do carboidrato: alimentos permitidos após 15 dias

Pode-se incluir no cardápio frutas com menos de 10% do seu peso em carboidratos, como caju, carambola, castanha-do-pará, leite de coco, figo, goiaba, jaca, limão, maracujá, melão, morango, pêssego, abacate e abacaxi.

Alimentos proibidos na dieta do carboidrato

– Cereais: arroz, trigo, milho;

– Legumes: feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim torrado;

– Frutas: algumas com mais de 20% de carboidratos: banana, uva, figo, ameixa, caqui.

– Tubérculos: batata-doce, batata, salsa, mandioca;

– Açúcares: sacarose (açúcar de cana ou beterraba), glicose (açúcar de uva), lactose (açúcar de leite), maltose (açúcar de malte), frutose ou levulose (açúcar de frutas);

– Outros: leite, bolachas, farinha, mel, geleia, cerveja, apresuntado, cenoura, beterraba, maisena, macarrão, iogurte, pudim, achocolatados, salsicha, conservas, sagu, coxinha, tortas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Metformina para emagrecer? Saiba quais são os riscos do uso deste medicamento para perder peso

Entenda melhor os motivos pelos quais uma dieta de fome torna as coisas piores

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer.

Utilize o macarrão konjac para emagrecer rápido e saudável

Shake para emagrecer funciona?

Questione antes de tentar: será que dietas de revista servem para mim?

Veja 8 Dicas para emagrecer rápido depois do parto e e recupere a sua boa forma