Você já deve ter ouvido falar em dietas como Dukan, Atkins ou dieta cetogênica. Mas o que elas têm em comum? Estas e muitas outras dietas da moda partem do princípio da dieta low carb.
Dieta low carb reduz carboidratos
Nestes planos alimentares, o consumo de carboidratos é reduzido. Já as proteínas e as gorduras estão liberadas e podem ser consumidas sem problemas. Com isso, estima-se que a perda de peso seja maior e mais rápida.
Os carboidratos são o combustível do nosso corpo, porém, a dieta low carb baseia-se na premissa de que um cardápio reduzido em carboidratos leva o corpo a buscar outras fontes de energia. Dentro deste grupo energético, estão os cereais, os tubérculos e os açúcares.
Como funciona dieta low carb
Como o nome diz, uma dieta low carb, ou com baixo carboidrato, restringe a quantidade de alimentos que contenham carboidratos no cardápio.
Os hidratos de carbono ou carboidratos são um tipo de macronutriente encontrado em diversos alimentos e bebidas que consumimos diariamente. O corpo usa este nutriente com fonte de energia principal para o funcionamento do organismo.
A teoria por trás da dieta low carb é que diminuir os carboidratos resulta em níveis de insulina mais baixos, o que faz com que o corpo queime gordura armazenada para fornecer energia para o funcionamento do organismo. Isso faz com que você perca o peso em excesso e reduza o risco de diversas condições de saúde.
Impactos da dieta low carb na saúde
Alguns tipos de dieta low carb, incluindo a dieta de Atkins, podem prevenir ou melhorar as condições de saúde graves, como síndrome metabólica, diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.
Por outro lado, alguns nutricionistas apontam que quase qualquer dieta que auxilie a perder peso em excesso pode reduzir ou mesmo reverter fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes.
A maioria das dietas de perda de peso – e não apenas a dietas de baixo carboidrato – podem melhorar o colesterol no sangue ou os níveis de açúcar no sangue, pelo menos temporariamente.
Dietas pobres em carboidratos podem melhorar os valores de triglicérides e colesterol bom (HDL) um pouco mais do que dietas moderadas em carboidratos. E isso não é resultado da quantidade de carboidratos consumidos, mas também os tipos de carboidratos que se come, que são mais saudáveis.
Grãos integrais, legumes, verduras, frutas e produtos lácteos com baixo teor de gordura, por exemplo, são geralmente mais saudáveis do que os carboidratos de doces e grãos processados e refinados, como batata frita, pão branco e arroz branco.
Cardápio da dieta low carb
Em geral, uma dieta low carb se concentra em proteínas (carnes, aves, peixes e ovos) e alguns vegetais sem amido. Uma dieta low carb geralmente exclui ou limita a maioria dos grãos, como feijões, frutas, pães, doces, massas e vegetais ricos em amido, e, às vezes, nozes e sementes.
Alguns planos de dieta low carb limitam o consumo diário de carboidrato entre 50 a 150 gramas. Por exemplo, 110 gramas de banana possuem 25 gramas de carboidrato, já a mesma quantidade de brócolis possui apenas 4 gramas aproximadamente.
Outros tipos de dieta low carb restringem os carboidratos apenas durante a fase inicial da dieta e, em seguida, aumentam gradualmente o número de carboidratos permitidos.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Entenda como funciona a dieta Low Carb e use a biologia à seu favor
Macarrão light: receita para comer de tudo sem sair da dieta
Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente
Dietando com prezer: receita de estrogonoff de carne