Dieta

Fuja dos carboidratos e fique linda com a dieta low carb

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

Você já deve ter ouvido falar em dietas como Dukan, Atkins ou dieta cetogênica. Mas o que elas têm em comum? Estas e muitas outras dietas da moda partem do princípio da dieta low carb.

Dieta low carb reduz carboidratos

Nestes planos alimentares, o consumo de carboidratos é reduzido. Já as proteínas e as gorduras estão liberadas e podem ser consumidas sem problemas. Com isso, estima-se que a perda de peso seja maior e mais rápida.

Dieta low carb se concentra em proteínas e em alguns vegetais sem amido. Foto: Shutterstock

Dieta low carb se concentra em proteínas e em alguns vegetais sem amido. Foto: Shutterstock

Os carboidratos são o combustível do nosso corpo, porém, a dieta low carb baseia-se na premissa de que um cardápio reduzido em carboidratos leva o corpo a buscar outras fontes de energia. Dentro deste grupo energético, estão os cereais, os tubérculos e os açúcares.

Como funciona dieta low carb

Como o nome diz, uma dieta low carb, ou com baixo carboidrato, restringe a quantidade de alimentos que contenham carboidratos no cardápio.

Os hidratos de carbono ou carboidratos são um tipo de macronutriente encontrado em diversos alimentos e bebidas que consumimos diariamente. O corpo usa este nutriente com fonte de energia principal para o funcionamento do organismo.

A teoria por trás da dieta low carb é que diminuir os carboidratos resulta em níveis de insulina mais baixos, o que faz com que o corpo queime gordura armazenada para fornecer energia para o funcionamento do organismo. Isso faz com que você perca o peso em excesso e reduza o risco de diversas condições de saúde.

Impactos da dieta low carb na saúde

Alguns tipos de dieta low carb, incluindo a dieta de Atkins, podem prevenir ou melhorar as condições de saúde graves, como síndrome metabólica, diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

Por outro lado, alguns nutricionistas apontam que quase qualquer dieta que auxilie a perder peso em excesso pode reduzir ou mesmo reverter fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes.

A maioria das dietas de perda de peso – e não apenas a dietas de baixo carboidrato – podem melhorar o colesterol no sangue ou os níveis de açúcar no sangue, pelo menos temporariamente.

Dietas pobres em carboidratos podem melhorar os valores de triglicérides e colesterol bom (HDL) um pouco mais do que dietas moderadas em carboidratos. E isso não é resultado da quantidade de carboidratos consumidos, mas também os tipos de carboidratos que se come, que são mais saudáveis.

Grãos integrais, legumes, verduras, frutas e produtos lácteos com baixo teor de gordura, por exemplo, são geralmente mais saudáveis ​​do que os carboidratos de doces e grãos processados ​​e refinados, como batata frita, pão branco e arroz branco.

Cardápio da dieta low carb

Em geral, uma dieta low carb se concentra em proteínas (carnes, aves, peixes e ovos) e alguns vegetais sem amido. Uma dieta low carb geralmente exclui ou limita a maioria dos grãos, como feijões, frutas, pães, doces, massas e vegetais ricos em amido, e, às vezes, nozes e sementes.

Alguns planos de dieta low carb limitam o consumo diário de carboidrato entre 50 a 150 gramas. Por exemplo, 110 gramas de banana possuem 25 gramas de carboidrato, já a mesma quantidade de brócolis possui apenas 4 gramas aproximadamente.

Outros tipos de dieta low carb restringem os carboidratos apenas durante a fase inicial da dieta e, em seguida, aumentam gradualmente o número de carboidratos permitidos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Entenda como funciona a dieta Low Carb e use a biologia à seu favor

Macarrão light: receita para comer de tudo sem sair da dieta

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente

Dietando com prezer: receita de estrogonoff de carne

10 alimentos ricos em ferro para você incluir na sua dieta

Dicas de dietas vegetarianas

10 dietas secretas das celebridades