Especialidades

Gota: saiba mais sobre a doença reumática que afeta articulações

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

A gota é uma doença que acontece quando há acúmulo de ácido úrico no sangue, o que ocasiona uma inflamação nas articulações – é por isso que ela é classificada como uma doença reumática.

Gota se manifesta de duas formas

Há, basicamente, duas espécies: a gota aguda, que normalmente afeta apenas uma articulação específica e causa bastante dor, e a gota crônica, que se revela através de sucessivas ocorrências de dor e inflamação, e que pode ser desenvolvida em mais de uma das articulações que compõem o corpo humano.

Gota é caracterizada por dor nas articulações, que deve ser sempre investigada. Foto: Shutterstock

Gota é caracterizada por dor nas articulações, que deve ser sempre investigada. Foto: Shutterstock

Causas da gota

Como já dito, ocorre a gota quando há acúmulo de ácido úrico no sangue. E isso pode ocorrer por diversos fatores: quando há ausência do mecanismo que elimina o ácido úrico nos rins – o que acarreta o aumento de sua concentração no sangue, ou quando há presença de alguma condição que produza ácido úrico em excesso – e aí os rins, mesmo com funcionamento adequado, não conseguem eliminá-lo, o que desencadeia a gota.

Além disso, pessoas portadoras de doenças renais, diabetes, obesidade, anemia e leucemia são mais propensas a desenvolvê-la.

Por fim, pesquisas indicam que há maior ocorrência da gota em pessoas do sexo masculino e que ela também pode decorrer de fatores externos ao corpo humano, como tomar medicamentos que afetem o funcionamento dos rins.

Sintomas da gota

Os sintomas da gota começam, normalmente, com uma dor aguda em alguma articulação. Embora não haja uma explicação científica, pesquisas indicam que há maior ocorrência dessas dores no dedão do pé que, em crises seguintes, desencadeiam-se em outras regiões do corpo humano.

É possível também que essas dores se façam acompanhar de febre e calafrios. Além disso, em episódios de gota, o local afetado fica extremamente sensível e uma mera vibração pode causar uma dor quase que insuportável.

Tratamento da gota

Como se trata de uma doença genética – a ausência ou a presença dos mecanismos que eliminam ou estimulam o ácido úrico é de origem congênita -, não há cura para a gota.

No entanto, é possível tratar a doença e ter uma boa qualidade de vida. Por um lado, são usados alguns medicamentos que atuam sobre a eliminação ou produção do ácido úrico no sangue, buscando controlar esse fator. E, por outro lado, tratar a gota desafia o estabelecimento de uma dieta rigorosa, que inclui controlar o consumo de álcool e evitar alguns outros tipos de alimentos, como frutos do mar e carne vermelha.

A dieta, embora deva ser seguida à risca, não é extremamente rigorosa. É que quando as taxas de ácido úrico no sangue não estão elevadas – e não há perigo de apresentar episódios de gota -, é possível uma alimentação sem grandes restrições.

É sempre recomendável, assim, procurar um médico e uma nutricionista, profissionais que podem dar uma orientação adequada sobre como lidar com a gota.

Complicações da gota

Se não for tratada, a gota pode ocasionar outros problemas. É possível que a gota seja o estopim para outras condições, como cálculos renais e insuficiência renal crônica.

Por isso, se apresentar os sintomas que explicamos acima, não hesite em procurar um médico, que poderá esclarecer dúvidas e encaminhar um tratamento adequado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Nefrite: sintomas e tratamento

Cuide dos seus rins: como prevenir cálculo renal e outras complicações

Cálculo Renal – sintomas e tratamento

Glicosúria renal: sintomas, causas e tratamento

Entenda a salmonela (diarreia intensa)

Tudo o que você precisa saber sobre Herpes

Saiba tudo sobre Herpes: uma ferida que “nunca” se cura