Dica do Nutricionista

Conheça os benefícios do leite de soja

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

Conhecido por muitos como bebida dos intolerantes à lactose, o leite de soja têm conquistado um mercado cada vez maior, que abrange não apenas as pessoas com restrições alimentares, como aquelas que querem manter uma dieta mais saudável.

Feito à base dos grãos de soja, ele reúne uma série de nutrientes e propriedades capazes de saciar a fome e regular a flora intestinal.

leite de soja

Leito feito a partir dos grãos de soja possui alto teor de fibras na composição. Foto: iStock, Getty Images

Leite de soja e leite de vaca

Um dos principais motivos pelos quais o leite de soja ainda está em processo de aceitação no mercado é a dúvida a respeito de seus nutrientes e se ele seria capaz de substituir a versão original do leite: o de vaca.

Como o leite de vaca é responsável por repor boa parte do cálcio e das vitaminas do corpo humano, a suposta ausência desses nutrientes na versão de soja preocupa os consumidores.

A resposta é negativa. O leite de soja não pode substituir o leite de vaca porque não oferece as mesmas proporções de nutrientes fundamentais para a formação saudável do corpo. Isso não significa que ele é menos indicado.

A diferença é que ele não é uma fonte tão rica dessas substâncias quanto a versão animal, e você precisará encontrar novas formas de ingerir essas vitaminas e minerais.

O leite vegetal possui três vezes menos cálcio do que a versão animal, sendo menos benéfico para a formação óssea. As proteínas de origem vegetal não possuem os mesmos efeitos.

Em compensação, essa bebida possui uma alta quantidade de propriedades antioxidantes, que combatem o colesterol ruim, conhecido como LDL.

Benefícios do leite de soja

Em 2012, um estudo publicado no periódico North American Menopause Association associou o consumo de leite de soja à diminuição dos sintomas da menopausa. Para os pesquisadores, dois copos por dia já ajudam a aliviar o calor sentido por muitas mulheres.

Além disso, a quantidade de gordura, significativamente, menor no leite vegetal do que no de vaca, é um dos grandes benefícios desse alimento. Essa característica faz da bebida uma aliada do colesterol, do coração e da forma física.

O alto teor de fibras contidas no grão de soja não é alterado no leite vegetal. As fibras ajudam a regular a flora intestinal e aceleram o metabolismo. O emagrecimento é apenas uma das consequências.

Pessoas que sofrem com prisão de ventre devem procurar o leite de soja como alternativa a medicamentos laxantes e outras terapias comumente utilizadas.

As proteínas contidas nesse leite também ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue e ainda equilibram as taxas de insulina. Por isso, a bebida ajuda a afastar os riscos de diabetes tipo dois.

Receita de leite vegetal

Para preparar a bebida em casa, a técnica é simples.

Ingredientes:

1 xícara de grãos de soja curados para cada litro de água

Modo de Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e coar a bebida em uma panela. O produto deve ser levado ao fogo até que levante fervura e depois cozido em chama branda por 10 minutos. Depois, deve passar um dia resfriando na geladeira e, então, pode ser servido.