Exercícios

Passo a passo para iniciantes: como realizar o treino triathlon

Por Redação Doutíssima 29/06/2014

Para quem quer uma atividade diferente, o treino triathlon é uma ótima opção. O triathlon é um esporte dinâmico, que reúne natação, ciclismo e corrida. Por isso, é considerado um esporte completo. Além de quebrar a monotonia, o treino triathlon traz os benefícios das três modalidades.

Treino triathlon amplia resistência

Se você quer saber o que você precisa para um treino triathlon, é importante saber que começa com um bom preparo físico. Comece a treinar cada esporte separadamente antes de encarar um treino triathlon, assim, o corpo irá criar uma maior resistência.

O triathlon é um esporte muito dinâmico, que reúne natação, ciclismo e corrida. Foto: Shutterstock

O triathlon é um esporte muito dinâmico, que reúne natação, ciclismo e corrida. Foto: Shutterstock

Seguindo algumas etapas, você estará pronto para encarar os desafios do treino triathlon. Para começar, é necessário o uso de equipamentos de segurança, como capacete, sapatilha, que se prende ao pedal da bike, óculos e luvas.

Dicas para começar um treino triathlon

1 º passo: sempre teste o seu equipamento antes de treinar, para não ter nenhum inconveniente durante a maratona. Para natação, use sunga ou maiô, touca e óculos. Para ciclismo, use bicicleta devidamente revisada, sapatilha, capacete e óculos escuros. Para corrida, use tênis, boné ou viseira.

2º passo: encontre pontos de referência. É importante encontrar lugares que facilitem a troca de equipamento entre uma modalidade e outra. Procure deixar de uma forma organizada e lógica.

3° passo: antes de começar a treinar, procure fazer de 10 a 15 minutos de aquecimento. É importante preparar o corpo para o treino triathlon.

4 º passo: por ser um esporte que precisa de bastante esforço por parte do atleta, é necessário redobrar os cuidados com a alimentação antes do treino. Comer alimentos saudáveis e energéticos é importante. Durante o treino, pode-se usar bebidas isotônicas para garantir o término do treino triathlon.

Benefícios do treino triathlon

– Qualquer pessoa pode praticar o treino triathlon (desde que passe por uma avaliação médica);

– O esporte emagrece;

– Ajuda a desenvolver o sistema cardiorrespiratório;

– Favorece o fortalecimento de diversos grupos musculares e os ossos;

– Auxilia no ganho e na manutenção da força;

– Melhora a capacidade aeróbica.

Opção para iniciar o treino triathlon

O Sprint ou Short Triathlon é uma modalidade de treino triathlon mais curta. Ela é muito usada para iniciantes no esporte, mas geralmente são mais rápidas e, por isso, antes de começar, é preciso ter um bom condicionamento físico.

Atletas experientes em treino triathlon buscam nessas provas aumentar ou melhorar sua velocidade e explosão. As distâncias são: 750m de natação, 20km de bike e 5km corrida.

Onde surgiu o triathlon?

Em San Diego (EUA), no ano de 1974, em um clube de atletismo. Ao dar férias aos seus atletas, o clube passava uma série de exercícios e entre eles ciclismo e natação, para não perder o condicionamento físico durante o “descanso”.

Ao voltar das férias, os atletas eram testados, para que os treinadores pudessem comprovar que eles tinham cumpridos a planilha. Estes atletas teriam que nadar 500 metros, pedalar 12 quilômetros e correr 5 quilômetros. Mas o resultado foi tão bom que os atletas pediram para que a atividade fosse repetida nas férias seguintes. Depois disso, o esporte não parou mais de ganhar adeptos em todos os cantos do mundo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

6 atividades relaxantes e anti-estressantes

Atividade física na terceira idade: nunca é tarde para começar

É possível! Conheça 5 atividades físicas para se exercitar sem suor

Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física

6 atividades ara fazer no engarrafamento

ginastica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

20 cuidados ao praticar atividades físicas na gravidez