Guia da Corrida

Quer saber como começar a correr? Confira nossas 7 dicas

Por Redação Doutíssima 30/06/2014

A corrida virou uma febre mundial. A cada dia, mais pessoas estão buscando nesta atividade uma maneira de manter o corpo e a mente saudáveis. A dúvida é como começar a correr em meio a uma agenda sempre atribulada e cheia de compromissos.

Como começar a correr de forma saudável

A corrida é cada vez mais opção pela versatilidade do esporte, já que não é necessário nenhum tipo de equipamento ou gasto para a sua prática. Apenas escolher um bom lugar, uma boa seleção musical, e já está pronto para começar. Mas existe algumas maneiras de como começar a correr sem colocar sua saúde em risco.

como começar a correr

Escolha um tênis apropriado, aqueça, alongue e comece a correr agora mesmo. Foto: Shutterstock

Como começar a correr e aproveitar seus benefícios

A corrida traz muitos benefícios para o corpo. Um deles é o emagrecimento, pois ela é um ótimo exercício aeróbico. Além disso, pesquisadores americanos fizeram um estudo com pessoas sedentárias e com dificuldades para dormir sobre como começar a correr e quais seus efeitos no sono.

Após dias de atividade, o grupo reduziu à metade o tempo que demorava para dormir. Correr também fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de células que atacam vírus e bactérias. Existem indícios que correr também é um estímulo para o fim de hábitos nocivos, como o álcool e o cigarro. Não existem dúvidas de como começar a correr pode trazer benefícios para uma vida equilibrada.

Veja como começar a correr

Confira 7 dicas de como começar a correr e obter todos os benefícios deste esporte:

1. Consulte o seu médico: antes de começar a correr é importante ver se o seu corpo está preparado para isso, principalmente se tiver hábitos sedentários.  Um cardiologista é importante para ver se está tudo em dia com o coração, que é muito exigido durante a corrida. Um ortopedista também é necessário para analisar a qualidade dos ossos e músculos, evitando lesões futuras.

2. Escolha um bom tênis: não existe como começar a correr sem utilizar um calçado apropriado para a prática. Para escolher o tênis, é preciso saber qual é o seu tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada). É importante questionar o ortopedista sobre isso.

3. Comece caminhando: como começar a correr caminhando? Estranho não é? Mas é importante para conseguir resistência física aos poucos. Com o tempo, comece a alternar a caminhada com a corrida. Um bom método é caminhar 4 minutos e correr 1. A medida que correr não for mais um problema, poderá aumentar os minutos de corrida e diminuir os de caminhada. Importante: não esqueça de aquecer e alongar.

4. Cuide da sua respiração: concentre-se em respirar adequadamente, assim sua resistência a atividade será maior. Normalmente a respiração é adequada quando respiramos pelo nariz. Mas durante a corrida é possível respirar pela boca para inspirar uma maior quantidade de oxigênio. A melhor forma é fazer respiração curta e superficial, sempre no ritmo da corrida.

5. De olho na postura: nada de ficar olhando para o chão. Procure ficar com corpo relaxado e mantenha os braços posicionados em 90°, pois isso mantém a postura e favorece a propulsão do corpo. Além disso, a pisada deve ser primeiro com o apoio do calcanhar, depois, a planta do pé e, por último, a sua ponta.

6.  Procure fazer uma alimentação balanceada: antes de praticar qualquer atividade física é fundamental comer corretamente. Alguns alimentos auxiliam dando mais disposição. Os carboidratos complexos, presentes em frutas, vegetais e grãos integrais, são uma ótima alternativa.

7. Mantenha-se hidratado: não esqueça que a hidratação deve ser feita antes, durante e depois da corrida.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!