Dica do Nutricionista

Tapioca é excelente opção para o café da manhã. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 30/06/2014

Um alimento prático, com poucas calorias e sem glúten, a tapioca tem sido muito consumida devido aos benefícios que traz à saúde. Trata-se de um alimento feito com a fécula da mandioca, substância farinácea fina extraída de raízes tuberculosas, que resulta no polvilho doce (goma de mandioca). É semelhante à panqueca, também conhecida como beiju.

Valor nutricional da tapioca

Quanto ao valor nutricional da tapioca, pelo fato do principal ingrediente ser o carboidrato (amido), possui baixo teor proteico e fibras. Uma porção de 50 gramas de tapioca possui em torno de 70 calorias, 14 gramas de carboidrato e 1,6 gramas de proteína.

tapioca

Prefira incrementar a sua tapioca, adicionando recheios naturais, como frutas. Foto: Shutterstock

Tapioca é destaque no café da manhã

A tapioca vem ganhando destaque no café da manhã, primordialmente em dietas sem glúten e na substituição do pão. Em refeições pré-treinos, por ser fonte de carboidrato de alto índice glicêmico, acompanhada de recheios mais proteicos.

A ainda contém vitamina B1, B6, B9, cálcio, ferro, e teor baixo de sódio. Ela pode ser tranquilamente consumida por pessoas portadoras de doença celíaca, por não conter glúten.

Tapioca emagrece?

A tapioca pode auxiliar no processo de emagrecimento, em razão de seu baixo valor calórico e também por ser considerada um alimento leve. No entanto, como em tudo, o excesso no consumo pode dar efeito contrário e a pessoa pode engordar. É preciso cautela.

Por ser um alimento feito a base de fécula de mandioca e água, a tapioca é pobre em fibras e nutrientes, como proteína, gordura, vitaminas e mineiras. Portanto, atente na hora de escolher o recheio mais saudável.

Prefira incrementar a tapioca adicionando recheios naturais, como frutas, legumes e verduras, proteínas (carnes, ovos, whey protein) e gorduras do bem (pasta de amendoim integral, nozes, castanhas, amêndoas).

Feita a base de água e polvilho podem ser adicionados a tapioca recheios variados, tornando-a um alimento prático e saboroso. Por não conter muitas calorias, ela também é fácil ingestão.

Por que é bom consumir tapioca

1. Praticidade: precisa apenas hidratar o polvilho e a massa. Quando aquecida, a tapioca já estará pronta;

2. Versatilidade: possibilita inúmeros tipos de recheios e sabores, podendo ser transformada em panquecas ou até pizzas;

3. Substituição: a tapioca pode substituir o pão no café da manhã, por exemplo. Isso porque é fonte de carboidratos e, ainda, pode conter o recheio mais adequado às suas necessidades alimentares e nutricionais;

4. Sem glúten: por não conter glúten, pode ser consumida por pacientes da doença celíaca;

5. Calorias: 50g de tapioca corresponde à metade das calorias de duas fatias de pão;

6. Alternativa de refeição: devido à rápida digestão e por fornecer energias mais de forma rápida para o corpo, a tapioca é ideal durante a prática do exercício físico. O consumo de tapioca também é recomendado para uma rápida recuperação de energia no pós-treino;

7. Menos sódio: possui um baixo teor de sódio com relação aos alimentos industrializados, como pães, biscoitos;

8. Gorduras e açúcar: por ser preparada a partir de farinha e água, a tapioca não possui açúcar e nem gorduras.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Que tal um bolinho no lanche da tarde? 6 Receitas de bolo light para não sair da dieta

Saiba quais os melhores lanchinhos para matar a fome

3 Lanches ideiais para levar para o trabalho ou faculdade

10 Lanchinhos noturnos que você está liberado para comer

Lanche na escola, o vilão da saúde bucal das crianças

Como fazer um lanchinho gostoso e saudável

Granola: um bem para a saúde, no lanche ou no café da manhã