Clínica Geral

Poluição leva a mortes por problemas respiratórios. Veja como enfrentá-la

Por Redação Doutíssima 01/07/2014

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente dois milhões de pessoas morrem todos os anos em razão de problemas respiratórios decorrentes da poluição.

Poluição é preocupante no Brasil

A pesquisa, realizada em 2011, traz um dado alarmante aos brasileiros: em 68 pontos de medição, espalhados por Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, apenas aqueles localizados nas regiões de Ibirité (MG), Paranapanema (SP) e Belo Horizonte (MG) encontram-se nos padrões aceitáveis de poluição.

Poluição em grandes cidades é potencialmente perigosa ao sistema respiratório. Foto: Shutterstock

Poluição em grandes cidades é potencialmente perigosa ao sistema respiratório. Foto: Shutterstock

Por que a poluição é nociva?

Isso ocorre porque, na poluição, encontram-se grandes concentrações de elementos que causam estragos no sistema respiratório, tais como o dióxido de ozônio (que serve para proteger o planeta dos raios solares, mas que em altas concentrações é prejudicial ao ser humana), o dióxido de nitrogênio (que é emanado a partir da queima de combustíveis) e o dióxido de enxofre (tolerável até certo limite, acima do qual passa a ser prejudicial à saúde humana).

Essas substâncias podem, além de causar inflamações, como rinites e bronquites, desencadear algumas infecções e, de acordo com o nível de concentração, até mesmo câncer.

Não há dúvida, portanto, de que a poluição, além de infelizmente ser uma realidade, também é potencialmente perigosa para o ser humano.

Dicas de como enfrentar a poluição

Mas há como enfrentar a poluição? Sem dúvidas. Confira abaixo algumas dicas para enfrentar a poluição e, assim, preservar um pouco mais sua saúde:

1. Exercite-se contra a poluição em local adequado

Sim, exercitar-se ao ar livre é fundamental à saúde humana, mas escolher o local onde irá ser praticado o exercício também é muito importante – em alguns, existe muita poluição. Assim, evite caminhadas ou corridas próximo a avenidas movimentadas, que, normalmente, são locais de grandes engarrafamentos e, por consequência, de elevado número de veículos, cujos gases são nocivos.

2. Ar-condicionado: é importante limpar o filtro

Em tempos nos quais as temperaturas vêm ficando cada vez mais elevados, o ar condicionado é um aparelho quase que imprescindível dentro de casa. Mas apenas comprá-lo e instalá-lo pode dar uma falsa sensação de conforto.

Caso os filtros não sejam regularmente limpos, conforme as orientações do fabricante, é possível que eles se tornem grandes focos de poluição. Esteja sempre atento a isso e não negligencie a limpeza de seu aparelho.

3. Tecidos úmidos ou molhados: cuidado!

Sabe aquela toalha de banho que, em razão da umidade, não fica seca de um dia para o outro e mesmo assim a usamos? Pois é, ela pode ser um grande foco de poluição. Isso porque esse é um ambiente perfeito para o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem ser liberados no ar. Portanto, para enfrentar esse perigo, busque sempre secar os tecidos úmidos e molhados que tiver dentro de casa.

4. Produtos que deflagram a poluição

O uso de produtos em forma de spray, como desodorantes, não é recomendável porque pode causar, dentre outras coisas, ataques de asmas. Até mesmo velas podem liberar substâncias poluentes no ar.

Por fim, o cigarro é um grande vilão da poluição, já que libera uma infinidade de substâncias tóxicas no ar. Então, se não der para largar o vício, ao menos procure fumar em ambientes abertos, possibilitando que esses elementos se dispersem no ar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado

Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe

Saiba o que acontece com seu corpo quando ele está com gripe

Remédios naturais para a gripe

Metanfetamina pode curar gripe

Saiba a diferença entre gripe e resfriado

OMS: mundo não está preparado para surto de gripe