Receitas

Entenda por que o café da manhã é refeição mais importante das crianças

Por Redação Doutíssima 02/07/2014

É comum ouvirmos o ditado “o café da manhã é a refeição mais importante do dia”. E esta é uma afirmação verdadeira. O café da manhã significa literalmente quebrar o jejum, já que a maioria das pessoas não ingere qualquer tipo de alimento por pelo menos 8 ou 10 horas.

Café da manhã repõe energia

Para as crianças, que costumam jantar já no início da noite, este jejum pode ser ainda maior. Portanto, o café da manhã é fundamental para repor os estoques de energia esgotada para começar o dia.

Café da manhã permite à criança ter melhor concentração e desempenho mental. Foto: Shutterstock

Café da manhã permite à criança ter melhor concentração e desempenho mental. Foto: Shutterstock

No entanto, algumas pesquisas revelam que muitas crianças não fazem esta refeição e acabam indo para a escola de estômago vazio. Mas este fato pode comprometer o aprendizado do aluno? Ou até mesmo prejudicar a sua saúde? Veja qual a importância do café da manhã para as crianças.

Por que as crianças precisam do café da manhã?

Crianças que não tomam o café da manhã tendem a ficar mais cansadas, irritadas e inquietas durante o dia. Estes sintomas podem levar a um comportamento mais agressivo, o que causa muitos problemas na escola.

Já crianças que comem regularmente o café da manhã têm mais energia e são menos propensas à irritação e ao desconforto, o que leva a um melhor comportamento na escola.

Café da manhã ajuda no aprendizado

O café da manhã também contribuir para o aprendizado das crianças, já que a refeição faz com que a criança tenha uma melhor concentração e desempenho mental.  Além disso, crianças que comem alimentos com muito açúcar, em vez de uma refeição saudável, muitas vezes são hiperativas.

A American Dietetic Association afirma que as crianças que comem um café da manhã saudável são mais propensas a atender as necessidades diárias de nutrientes, se concentrar melhor, ter melhores habilidades para resolver problemas, ser mais criativa, perder menos dias de escola e ser mais ativa fisicamente.

Café da manhã na manutenção do peso

A manutenção do peso da criança também é outro fator importante, associado a um café da manhã saudável. A combinação de carboidratos complexos, fibras, proteína e gordura boa deixa as crianças satisfeitas e prontas para enfrentar o dia, pois fornece a nutrição que precisam para o crescimento e o desenvolvimento ideal.

Crianças que não fazem a primeira refeição do dia tendem a comer mais na refeição seguinte e não escolher bem os alimentos que irão ingerir. Com isso, o corpo irá precisar de mais nutrientes, o que levará a criança comer mais e mais vezes.

Como fazer meu filho comer o café da manhã?

Confira algumas dicas de como inserir o café da manhã na rotina do seu filho:

– Prepare-se para a escola na noite anterior;

– Coloque o despertador 15 minutos mais cedo, assim dá mais tempo para o café da manhã;

Não ligue a TV ou o computador pela manhã.

– Escolha alimentos práticos e que não exijam preparação, como frutas frescas, leite, iogurte, queijo, requeijão, cereais.

– Para aquelas crianças que tem pouca fome pela manhã, ofereça um leite, ou uma vitamina de fruas e incremente com cereais.

– Dê um bom exemplo. As crianças imitam o comportamento dos pais, por isso, se os pais não têm o hábito de sentar à mesa para o café da manhã, os filhos provavelmente também não vão ter. O café da manhã é um momento fantástico para unir a família.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Que tal um bolinho no lanche da tarde? 6 Receitas de bolo light para não sair da dieta

Saiba quais os melhores lanchinhos para matar a fome

3 Lanches ideiais para levar para o trabalho ou faculdade

10 Lanchinhos noturnos que você está liberado para comer

Lanche na escola, o vilão da saúde bucal das crianças

Como fazer um lanchinho gostoso e saudável

Granola: um bem para a saúde, no lanche ou no café da manhã