Esporte

Segredo de super atleta: triathlon pode fazer muito pela saúde

Por Redação Doutíssima 02/07/2014

Já pensou em praticar um esporte? Sabemos que os exercícios físicos são importantes para nossa saúde e que muitos esportes podem fazer maravilhas para o seu corpo. Mas é possível ir além. Já pensou em praticar três esportes ao mesmo tempo? Impossível? Não, graças ao triathlon, um esporte que agrega três modalidades esportivas e pode melhorar a sua qualidade de vida.

Triathlon combina três esportes

O triathlon é uma combinação de três esportes: a corrida, a natação e o ciclismo. O treino do triathlon é contínuo, ou seja, não tem intervalos entre uma modalidade e outra. Por isso, esse multi esporte exige um ótimo condicionamento físico de quem o pratica, já que eles são triplicados.

Treinamento do triathlon faz com que se queime uma enorme quantidade de calorias. Foto: Shutterstock

Treinamento do triathlon faz com que se queime uma enorme quantidade de calorias. Foto: Shutterstock

Triathlon é esporte completo

O triathlon é uma modalidade que também pode trazer benefícios gratificantes para o seu corpo e sua mente. O triathlon é um esporte completo que trabalha com todo o corpo.

Mas tudo isso deve ser aliado a uma boa alimentação, para que o rendimento durante a atividade seja satisfatório, e também disciplina e organização para encaixar o treinamento em sua rotina.

Benefícios do triathlon à saúde

Antes de começar a treinar o triathlon e ter todos os seus benefícios, é importante consultar um médico para saber se está apto a prática do esporte. Também procure uma consultoria esportiva que pode te ajudar a montar um plano de treinamento de acordo com o seu condicionamento físico. Conheça os benefícios que o triathlon pode trazer para a sua saúde e bem-estar:

1. Triathlon reduz o peso

A primeira coisa que provavelmente você irá notar como um triatleta em treinamento é que a sua roupa vai começar a ficar mais larga. Isso porque o treinamento do triathlon faz com que você queime uma enorme quantidade de calorias. Mas a perda de peso irá ser uma consequência natural, sem uma dieta rigorosa e sem um plano de exercícios que muitas vezes se tornam monótonos.

Porém, por praticar um esporte que exige muito do seu corpo, você vai querer comer uma dieta saudável, bem equilibrada e isso vai acelerar sua perda de peso ainda mais.

2. Triathlon fortalece os músculos

O triathlon irá fortalecer todos os grupos musculares do seu corpo. A natação fortalece a parte superior, enquanto ciclismo e corrida ajuda a fortalecer os membros inferiores. Além disso, evita o risco de lesões por movimentos repetitivos, pois não exige apenas o esforço de uma parte do corpo.

3. Triathlon melhora a saúde

O treino de triathlon traz vários benefícios para a saúde. A combinação regular de natação, ciclismo e corrida vai ajudar a baixar a pressão arterial, prevenir diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e, até mesmo, diminuir o risco de osteoporose e depressão. Estes benefícios para a saúde irá adicionar automaticamente mais anos à sua vida.

4. Triathlon reduz o estresse

O exercício ajuda a combater o mau humor e a diminuir o estresse do dia a dia. Isso porque quando o corpo está em movimento, você se sente vivo e revigorado. A prática de exercícios ativa as células do cérebro, representando um ótimo momento para substituir o estresse por novas ideias positivas e construtivas.

Além disso, como o triathlon é um esporte ao ar livre, você vai passar automaticamente mais tempo em contato com a natureza, o que é comprovadamente eficaz quando se trata de sua saúde mental.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

6 atividades relaxantes e anti-estressantes

Atividade física na terceira idade: nunca é tarde para começar

É possível! Conheça 5 atividades físicas para se exercitar sem suor

Como monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física

6 atividades ara fazer no engarrafamento

ginastica laboral: pequenas atividades físicas que podem evitar lesões no trabalho

20 cuidados ao praticar atividades físicas na gravidez