Clínica Geral

10 dicas para começar uma vida saudável agora!

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

Muitas pessoas buscam por um recomeço quando percebem que as coisas estão de cabeça para baixo ou chegaram a um ponto em que incomodam até os que estão ao seu redor. Alguns, então, procuram consolo na religião, outros preferem partir, ir morar em outra parte do mundo, e há ainda alguns que decidem começar a levar uma vida mais saudável, a fim de ter mais controle sobre o próprio corpo e mente.

O primeiro passo para dar início a uma vida saudável é saber que será necessário reunir forças para manter uma rotina – e, para tal, deve-se ter disciplina e vontade. O resultado vem em forma de benefícios duradouros.

vida saudável

10 passos para uma vida saudável

  1. Aumente o consumo de água: é recomendada a ingestão de pelo menos 2 litros de água diariamente. Outras bebidas, como leite e sucos, ajudam sim a purificar o organismo e facilitar as funções renais, mas o ideal mesmo é que a água pura seja a principal fonte para matar a sede.
  2. Escolha melhor seus alimentos no supermercado: nada de cair em tentação e comprar guloseimas para ter praticidade. Passe a consumir mais aveia, azeite extravirgem, iogurtes que atuam na regularização da função intestinal, salmão para proteger o coração, chá verde – um estimulante do metabolismo, que previne cáries nos dentes e a obesidade, e comece a consumir diariamente vegetais crucíferos, como brócolis, nabo e couve-flor que, além de conter fibras, mantém células cancerosas à distância.
  3. Não consuma remédios para qualquer sintoma que aparecer: use-os apenas quando for, de fato, necessário. Opte por terapias complementares, como homeopatia, acupuntura e outros tratamentos do gênero. Usar remédios para dor de cabeça, cólica, dor intestinal, enjoo e qualquer outro tipo de desconforto traz sérias consequências para o organismo, inclusive o vício.
  4. Menos frituras: caso seja indispensável, consuma com moderação, estipulando uma vez ao mês para comer frituras. Assim sendo, use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. Uma vida saudável exige menos comidas preparadas dessa maneira.
  5. Faça exercícios físicos diariamente: caminhe, ande de bicicleta, faça esportes coletivos, corra quando puder. Esses exercícios físicos moderados mantêm a saúde e evitam as causas do estresse e tensão.
  6. Faça passeios pela natureza: que tal deixar de lado a loucura cotidiana e se conectar com as maravilhas da natureza? É um programa divertido e relaxante, longe das buzinas, do ar poluído, das aglomerações e de todo estresse que a vida urbana nos impõe.
  7. Evite/corte os refrigerantes: você sabia que os refrigerantes diet e light, mesmo com menos calorias, são ricos em outras substâncias que fazer mal ao organismo, como sódio, corantes e conservantes? Opte por sucos naturais e chás, mas não caia na tentação!
  8. Não coma muito rápido: tente comer aos poucos, sem pressa, mastigando bem os alimentos.
  9. Use protetor solar: aplique um protetor solar em sua pele, sempre que for se expor ao sol. Mesmo para uma caminhada leve, não dê bobeira!
  10. Fuja do cigarro: se você fuma, procure diminuir o mau hábito até conseguir cessá-lo. Caso não seja fumante, tente se manter longe de pessoas que estão fumando, para não inalar a fumaça.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Ansioso demais? Psicólogos dão a dica para saber quando é hora de procurar ajuda contra a ansiedade

Como controlar o nervosismo

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Menos estresse emocional boa memória: aumente seu potencial cerebral