Especialidades > Saúde

Candidíase na mulher: dicas de prevenção e tratamento

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans. A doença pode afetar a boca e os órgãos genitais masculinos e femininos. Segundo estudos, a doença atinge as mulheres em maior predominância.

Candidíase aparece em momento de fraqueza

Este tipo de fungo vive em nosso organismo, porém, o sistema imune inibe o seu desenvolvimento. Neste caso, seu crescimento pode ser facilitado quando a mulher está com alguma fraqueza nas defesas corporais, por exemplo, após uma gripe ou durante a gravidez, levando à candidíase.

Cuidar da saúde íntima feminina é uma forma da mulher se prevenir da candidíase. Foto: Shutterstock

Cuidar da saúde íntima feminina é uma forma da mulher se prevenir da candidíase. Foto: Shutterstock

Transmissão da candidíase

Mesmo afetando os órgãos genitais, a doença pode não ser transmitida durante uma relação sexual. Tudo irá depender de como está o sistema imunológico de seu parceiro.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances da mulher contrair a doença , como tomar medicamentos esteróides, ter AIDS ou uma infecção por HIV, receber quimioterapia para câncer ou drogas para suprimir o sistema imunológico depois de um transplante de órgão, ser muito idosa ou muito jovem e, ainda, estar com a saúde debilitada.

A candidíase também é muito comum em bebês, devido ao seu sistema imune enfraquecido, porém, ela deve desaparecer após duas semanas. As pessoas que têm diabetes e tiveram níveis altos de glicose no sangue têm maior probabilidade de ter candidíase oral, porque o açúcar em excesso na saliva atua como um alimento para o fungo que leva à doença.

Sintomas da candidíase

Os sintomas da doença  podem variar de acordo com o local em que ela aparece. Entre eles, é possível citar dor e coceira na região afetada, placas brancas e cremosas na boca, vermelhidão na pele, mau cheiro no local afetado e corrimento branco e espesso quando atinge os órgãos genitais.

Um aspecto importante sobre a candidíase é que, com o tempo, as feridas causadas pela doença podem aumentar em número e também em tamanho.

Diagnóstico da candidíase

Existe a cura, porém, é muito importante que a pessoa procure um especialista, caso persistam os sintomas. Se a doença aparecer nos órgãos genitais, você deve procurar um ginecologista. Caso ela apareça na boca, neste caso, o especialista indicado é um dentista.

A doença pode ser diagnosticada com um exame físico, contudo, se as lesões não estiverem completamente claras, o médico indicará exames clínicos.

Tratamento da candidíase

O tratamento para candidíase deve ser feito com uso de remédios orais, pomadas antifúngicas ou dieta adaptada, de acordo com a região afetada.

Durante o tratamento, algumas recomendações devem ser levadas a sério, como evitar roupas íntimas que não sejam de algodão, lavar a região genital somente com água e sabonete neutro ou próprio para a região, evitar absorventes internos e perfumados, manter boa higiene oral, escovando os dentes, pelo menos, três vezes por dia e evitar comer alimentos ricos em gordura e açúcar.

Candidíase na gravidez não afeta o bebê

É muito comum a candidíase aparecer na gravidez, não só porque o organismo da mulher está mais fraco, mas também devido ao aumento do corrimento vaginal. Apesar disso, não é preciso se preocupar porque, a doença  durante a gravidez não afeta o desenvolvimento do feto.

No entanto, a gestante deve procurar um especialista para iniciar o tratamento de forma precoce e, assim, evitar que o fungo seja transmitido para o bebê durante o parto vaginal.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!