Especialidades

Diabetes mellitus tipo 2: conheça, enfrente e viva bem!

Por Dr. Mateus Dornelles Severo 03/07/2014

Entender melhor como uma doença age em nosso corpo é o primeiro passo para que possamos combate-la, caso isso seja possível, ou pelo menos controlar seus sintomas e ter mais qualidade de vida. Entenda melhor a diabetes mellitus tipo 2.

 

diabetes mellitus tipo 2

Foto: Shutterstock

 

O que é diabetes mellitus tipo 2? 

 

Todas as células do nosso corpo precisam de combustível para funcionar. O principal combustível chama-se glicose, que é um tipo de açúcar. Para que a glicose consiga entrar nas nossas células, ela conta com a ajuda do hormônio conhecido como insulina. No diabetes mellitus tipo 2, nossas células ficam menos sensíveis e a quantidade de insulina secretada pelo pâncreas (órgão que existe dentro do nosso abdome, atrás do estômago) passa a não ser suficiente. Isso faz com que a glicose suba no sangue, causando o diabetes.

O diabetes mellitus tipo 2 é a forma mais comum de diabetes. Aproximadamente um de cada dez brasileiros é diabético.

 

O que causa o diabetes mellitus tipo 2?

 

Entre os fatores de risco para o diabetes mellitus tipo 2 estão:

– Aumento da idade;

– Etnia (negros têm o risco maior que os brancos);

– História de diabetes mellitus nos familiares;

– Excesso de peso, principalmente se a barriga for grande;

– Falta de atividade física;

– Fumo;

– Alimentação inadequada, com excesso de produtos industrializados e poucos cereais integrais, frutas e verduras.

 

Quais são os sintomas do diabetes mellitus tipo 2?

 

Atenção! A grande maioria dos pacientes não sente nada! Logo, é muito importante fazer exames periódicos, principalmente se você se encaixa em algum dos grupos de risco.

Quando a glicose está muito alta no sangue, os sintomas mais comuns são:

– Necessidade de urinar toda hora;

– Sede excessiva;

– Visão borrada. Pode acontecer também em alguns casos: fadiga, perda de peso e até mesmo coma, com a necessidade de internação hospitalar.

 

Como se faz o diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2?

 

O diagnóstico do diabetes mellitus tipo 2 pode ser feito através da medida da glicose no sangue (mais especificamente, no plasma), em jejum e, em alguns casos, após sobrecarga de glicose anidra (após beber uma espécie de suco muito doce) ou da hemoglobina glicada. Se eles estiverem suficientemente elevados em duas ocasiões, o diagnóstico está fechado. Em pacientes muito sintomáticos, uma medida de glicose elevada já é suficiente para o diagnóstico.

O que o diabetes mellitus tipo 2 pode fazer de ruim para a saúde?  

Além de causar os sintomas já descritos, se não tratado adequadamente, o diabetes mellitus tipo 2 pode levar a complicações como:

Cegueira;

– Insuficiência renal crônica e hemodiálise;

– Amputações;

– Doenças vasculares como infarto e isquemias;

– Doença nos nervos; – Em homens, problemas na ereção.

 

O diabetes mellitus tipo 2 tem cura?

 

O diabetes mellitus tipo 2 é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Mas com o tratamento adequado, evitam-se as complicações e o paciente tem uma excelente qualidade de vida.

Além da modificação do estilo de vida (corrigir alimentação, fazer atividades físicas, emagrecer, parar de fumar), pode ser necessário também o uso de remédios para baixar a glicose. Existe uma grande diversidade de remédios antidiabéticos em comprimidos, além da insulina, que muitas vezes é necessária, principalmente nos casos mais graves. O paciente diabético deve manter controlada sua pressão arterial, colesterol no sangue e fazer regularmente avaliação/prevenção de possíveis complicações, como por exemplo, consulta anual com oftalmologista.

Por ter o manejo complexo, é aconselhável, sempre que possível, que o diabetes mellitus tipo 2 seja acompanhado regularmente (3 a 4 vezes por ano, no mínimo) por médico endocrinologista experiente e familiarizado com seu tratamento.

Fonte: www.drmateusendocrino.com

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Diabetes e doces: Comer menos doces para uma vida mais saudável

Inibidores da SGLT2: saiba como funcionam os novos tratamentos para o diabetes mellitus

Diabetes tipo 2 pode ser revertida com tratamento na fase pré-clínica

Conheça a farinha de banana verde: emagrece e reduz risco de diabetes

Diabetes: conheça os tipos de insulina para baixar a glicose

Tudo o que você queria saber sobre Diabetes Gestacional

Café reduz o risco de diabetes tipo 2