Vitaminas

Potássio: entenda porque ele não pode faltar na sua dieta

Por Renata Rodrigues de Oliveira 03/07/2014

Como acontece com diversos alimentos, as pessoas tendem a definir a função de um alimento e incluir na dieta quando acha que ‘está faltando’. Saiba por que você deve manter uma dieta rica em potássio sempre! 

 

potássio

Foto: Shutterstock

 

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o potássio está somente relacionado com cãibras musculares e que sua principal fonte é a banana, vale a pena conhecer um pouco sobre esse mineral e a importância nele na sua alimentação.

 

Qual a função do potássio?

 

Ele influencia a contratilidade do músculo liso, esquelético e cardíaco, além de afetar profundamente a excitabilidade do tecido nervoso. Ele também é importante na manutenção de eletrólitos e equilíbrio do pH. Sabe-se hoje que dietas ricas em potássio estão associadas a uma pressão sanguínea menor.

Entre os alimentos excepcionalmente ricos em potássio (aqueles que normalmente têm mais de 300 mg por porção) estão: banana, melão amarelo, melão verde, manga, papaia, abacate, abóbora, hortaliças folhosas e batata doce. Outros alimentos como batatas, aspargos, cogumelo e quiabo, além de suco de laranja, pêssego, pera, kiwi e nectarina têm cerca de 200 a 300 mg de potássio por porção e são também boas alternativas.

Pra quem não sabe, o leite e o iogurte também fornecem potássio – cerca de 300 mg por xícara de chá. E, além das fontes não processadas, substitutos de sal (como o sal light) geralmente contém potássio ao invés de sódio.

 

Quais os riscos da falta de potássio?

 

Uma deficiência moderada de potássio está associada a elevações na pressão sanguínea, excreção urinária elevada de cálcio e turnover anormal ósseo (leia-se reabsorção elevada e formação diminuta. Muito osso é reabsorvido e pouco formado, o que não é nem um pouco interessante não é verdade?).

Portanto, é necessário um planejamento cuidadoso da dieta para que as recomendações sejam atingidas corretamente. Vale lembrar que suplementos de potássio devem ser usados apenas com a recomendação e monitoramento de um profissional, já que muito (ou muito pouco) potássio no sangue pode causar problemas.

 

Alimentos que são as melhores fontes de potássio:

 

Batata (média) – 952 miligramas de potássio

Molho de tomate (1 xícara) – 811 mg

Feijão branco (1/2 xícara) – 595mg

Batata doce (média) – 542 mg

Abacate (metade) – 507 mg

Leite de cabra (1 xícara) – 498 mg

Soja (1/2 xícara) – 485 mg

Beterraba (1 xícara/ralada) – 442 mg

Damasco (1 xícara/fatiado) – 427 mg

Tomate (1 xícara/ fatiado) – 427 mg

Banana (média) – 422 mg

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Descubra os benefícios da vitamina C para a pele e como utilizá-la

Vitamina D e cálcio podem estender a expectativa de vida! Descubra quais alimentos possuem e incorpore-os à sua alimentação

Saiba mais sobre a Niacina

Confira esses 6 alimentos ricos em vitamina B para você priorizar na sua alimentação

Sais minerais e vitaminas aumentam a expectativa de vida dos idosos e diminuem o risco de doenças

Usar suplementos alimentares e vitaminas: faz a diferença ou não?

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde