Relacionamento

Terapia de casal dá nova vida à relação. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

Você sabe quando considerar a terapia de casal na melhoria da vida a dois? Tente se questionar sobre o momento do seu relacionamento para entender sobre a necessidade ou não de partir para este caminho.

Questões para cogitar a terapia de casal

Você reclama que não recebeu flores no dia dos namorados e ele dá pouca importância? Você diz para ela que a semana foi estressante, que não está com vontade de ir ao shopping e ela, sem compreendê-lo, insiste na sugestão de programa? Vocês brigam por causa dessas situações, mas não conseguem dialogar? Pode estar na hora de considerar procurar um especialista e iniciar uma terapia de casal.

Terapia de casal pode ajudar quando há ausência de diálogo e brigas na relação. Foto: Shutterstock

Terapia de casal pode ajudar quando há ausência de diálogo e brigas na relação. Foto: Shutterstock

O momento ideal para fazer a terapia de casal é justamente esse: quando há problemas de comunicação entre os parceiros. E a comunicação aqui deve ser entendida da forma mais ampla possível, seja pela ausência de diálogo, seja pela falta de compreensão das preocupações de um parceiro por parte do outro.

A terapia de casal não é destinada exclusivamente às pessoas casadas: pode ser feita também por namorados e, também, por casais homossexuais.

Terapia de casal parte mais da mulher

Normalmente, a iniciativa para buscar ajuda e fazer a terapia de casal parte da mulher. Estudos e pesquisas indicam que os homens têm certo preconceito e algum receio quanto ao tratamento e, em regra, é parceira a responsável por convencê-lo a submeter-se à terapia de casal.

Mas nada impede, também, que seja o homem que dê o passo inicial na busca de ajuda. O ideal é buscar auxílio logo no início dos problemas, evitando, assim, que eles se acumulem e que haja uma demora maior no tratamento.

Terapia de casal salva o relacionamento?

A resposta a essa pergunta deve estar bem clara na cabeça das pessoas que buscam esse auxílio, e ela é negativa. A terapia de casal busca reestabelecer a comunicação entre o casal, auxiliando que um parceiro possa ver com clareza as angústias que assolam o outro, e vice-versa.

A partir desses esclarecimentos, é o casal que toma a decisão de manter o relacionamento ou, então, de cada um seguir seu próprio caminho. É inegável, porém, que ela traz uma maior felicidade ao casal, o qual, finalmente, consegue superar os problemas e tomar um rumo em direção à felicidade.

É importante, todavia, entender que muitas vezes não é a terapia de casal o tratamento mais indicado. Quando há uma espécie de “neura” por parte de apenas um dos parceiros – por exemplo, ele acha que ela irá deixá-lo, mas ela vive reafirmando que não o fará -, o problema pode estar “nele”, e não “nela”. Aí, a terapia individual é mais indicada do que a terapia de casal.

Duração da terapia de casal

A duração da terapia de casal dependerá de uma série de fatores, como o engajamento dos parceiros ao tratamento a que estão se submetendo. Contudo, ela dura em média seis meses, quando há sessões semanais.

Portanto, se você e seu parceiro estão enfrentando problemas de comunicação no relacionamento, brigam muito e por qualquer coisa, e não conseguem mais se entender, talvez seja a hora de deixar o orgulho de lado e optar pela terapia de casal: ela poderá ajudar em seu relacionamento ou, no mínimo, auxiliar a superar as diferenças e torná-lo uma pessoa melhor.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Você conhece a terapia do espelho? Técnica ajuda a elevar a autoestima e a se conhecer melhor

Entenda a atuação do psicólogo em face a questão éticas

Estudo lista perguntas que provam a compatibilidade do casal

15 dicas para um casal enriquecer juntos

Calma, brigar também pode ser normal! Confira 6 brigas de casal normal

Brigas de casal: saiba evitar casos como o de Michael Jace

Como evitar brigas com o seu marido