Embora muito se fale sobre a importância das carícias para a relação de um casal, ainda há pessoas com dificuldades em demonstrar carinho ao outro. Acariciar é uma das formas mais primárias de contato humano, um gesto de demonstração de afeto que sugere importante envolvimento emocional.
A importância das carícias esquecida
A importância das carícias vem desde os primeiros momentos da relação, devendo ser um gesto bastante comum, mas que acaba esquecido por muitos casais ao longo do tempo. Dessa forma, é fundamental entender o porquê da importância das carícias para manter a união afetiva na vida a dois.
Mesmo quando crianças, todos nós precisamos das carícias para o nosso crescimento emocional, pois é através destes gestos que os pais demonstram o afeto por nós. Além disso, a importância das carícias aparece quando não compreendemos a linguagem falada e somente os gestos nos estimulam.
Ao longo da vida, as carícias terão sempre um efeito positivo. Esse aspecto, aliados a outros, reforça a importância das carícias desde a mais tenra idade até a fase adulta.
A importância das carícias na relação sexual
Durante a relação sexual, é possível observar a importância das carícias, uma vez que se trata de uma espécie de ritual do que está por vir na intimidade a dois. Nesse contexto, as carícias realizadas antes do ato sexual em si, conhecidas como preliminares, ampliam a interação do casal e atuam como um aquecimento, proporcionando uma agradável invasão no universo erótico do outro.
Se executadas em comum acordo e resultando em prazer mútuo, as carícias preparam os corpos para o ato sexual. Esses carinhos passam a funcionar como um despertar para cada célula do corpo, parecido com um aviso de que algo muito bom está prestes a acontecer, o que, mais uma vez, reforça a importância das carícias.
A reação é diferente a cada indivíduo, entretanto, em geral, o corpo humano oferece pontos mais suscetíveis à estimulação sexual do que outros, chamadas de zonas erógenas. Por esse motivo é necessário saber do que lhe dá prazer e descobrir o que proporciona prazer ao seu parceiro, priorizando as carícias nestes pontos.
As preliminares funcionam tanto como um momento para o conhecimento mútuo, quanto para explorar novas sensações. Quanto mais carinho e carícias, maior será a intimidade proporcionada e o envolvimento, de forma a aumentar o desejo.
A importância das carícias ainda vai além: ao estender este momento de carinhos e adiar a penetração, diminui-se a ansiedade e o nervosismo, muito comuns em homens com problemas de ereção e de ejaculação rápida.
Outras razões para a importância das carícias
A importância das carícias, sobretudo, está relacionada ao sexo, cujos gestos podem incitar o prazer e o desejo. Por isso, nunca podem faltar durante as preliminares. Mas não é apenas isso, não.
Dentre os benefícios de se dar importância das carícias, é que elas favorecem o relaxamento e reduzem de forma eficaz o estresse. Além, disso, o carinho tranquiliza seu parceiro ao representar uma excelente alternativa relacionada ao estreitamento de laços ao final de um longo e tenso dia de trabalho.
Estudos comprovam que a importância das carícias se refere aos resultados delas, demonstrando a geração de prazer e a diminuição das tensões, além da redução da pressão sanguínea, o que beneficia a saúde cardiovascular. É apenas mais uma descoberta que nos motiva a acariciar diariamente o nosso parceiro ou parceira.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Homens também precisam de carinho e compreensão
Apego: entenda o desenvolvimento sócio afetivo e da personalidade
Eles adoram! Confira essas características que conquistam os homens
7 Conselhos para manter um casamento feliz e duradouro