Exercícios

Entenda os benefícios das dinâmicas para idosos em sua qualidade de vida

Por Redação Doutíssima 05/07/2014

As dinâmicas para idosos têm sido muito difundidas por muitas instituições que assistem aos grupos da terceira idade, em razão dos benefícios que a prática oferece. Pesquisas comprovam que a constância, bem como, o carinho, o cuidado e a comunicação, formam a base dos grupos de um modo geral.

Dinâmicas para idosos são recurso terapêutico

Dessa forma, as dinâmicas para idosos representam um ótimo recurso terapêutico coadjuvante para lidar com pessoas doentes, estressadas ou com aquelas que vivem situações de crise existencial.

Dinâmica para idosos é momento de elevar a sua autoestima e sua autoconfiança. Foto: Shutterstock

Dinâmica para idosos é momento de elevar a sua autoestima e sua autoconfiança. Foto: Shutterstock

Objetivo das dinâmicas para idosos

O objetivo das dinâmicas para idosos é o de promover apoio, reforçar as características de cada indivíduo, e trabalhar de forma a elevar a sua autoestima e também, a sua autoconfiança.

Sabe-se que o ser humano é produto de seus inter-relacionamentos e que, desde o seu nascimento, ele interage com diferentes tipos de grupos. Isso acontece porque ele está sempre em busca da sua identidade individual e, também, de uma identidade no grupo e na sociedade.

Ao promover as dinâmicas para idosos, está se oportunizando a eles o acolhimento, escutando seus problemas e visões sobre a vida. Com a aplicação de atividades, se oferece carinho e respeito para os idosos. Dessa forma, eles aprenderão a lidar com situações desagradáveis que vierem a se apresentar.

Benefícios das dinâmicas para idosos

Os benefícios das dinâmicas para idosos começam a ser vistos desde o momento em que se observa que eles passam a aceitar o que não podem controlar. Assim, deixam de se queixar e passam a atuar dentro de seus limites, respeitando também o limite alheio, principalmente dos seus familiares, com autonomia e de forma mais prazerosa. Estes procedimentos acabam resultando em uma vida longínqua e muito mais saudável.

As dinâmicas para idosos permitem a sua interação interpessoal, além da demonstração e o desenvolvimento de habilidades individuais. Ainda, as expressões corporais, a troca de informações e experiências de vida de cada indivíduo, abordando e expondo suas opiniões, e falas sobre espiritualidade, sexualidade, conflitos familiares entre outras.

As dinâmicas para idosos, de um modo geral, favorecem o otimismo, contribuindo para o bem-estar, a satisfação com a vida e como auxílio para enfrentar a velhice de maneira digna e harmoniosa. As atividades ajudam a sinalizar os limites impostos pela idade, no entanto, permitindo que se perceba uma capacidade de realização de projetos pessoais.

Motivação nas dinâmicas para idosos

O resultado das dinâmicas para idosos aparece ao proporcionar um momento de lazer e motivação para vida de uma maneira geral, além de uma oportunidade de troca de conhecimentos, interação e autonomia com relação à capacidade de expor suas sabedorias e ideais.

Durante as dinâmicas para idosos, pode-se notar a alegria no rosto das pessoas e a criatividade, aliados aos sentimentos e a muita emoção. Através de palestras motivacionais, os grupos da terceira idade aprendem mais sobre a fase em que se encontram, recebendo dicas sobre como lidar com as suas próprias limitações, o que os motiva a se manter mais ativos dentro da sua realidade. Assim, a motivação é levada para o dia a dia dos participantes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Sexo na terceira idade: 15 dicas para manter-se ativo sexualmente

Mexa-se na terceira idade

Os benefícios da hidroginástica para idosos

Palavras cruzadas: Ótimo estimulo para cérebro idoso

Estica e puxa: dicas de alongamento para idosos

7 Alimentos que não podem faltar na dieta dos idosos

Cuidados que os idosos devem tomar com os remédios