Guia do Crossfit

Trekking é esporte que faz bem ao corpo e à mente. Saiba mais

Por Redação Doutíssima 05/07/2014

O trekking é uma excelente opção para quem deseja se exercitar e, além disso, a prática ajuda a manter o corpo e a mente em sintonia. O esporte, também chamado de marcha de montanha, oferta momentos de grande contemplação da natureza.

Trekking promove bem-estar completo

Por todas as suas características, o trekking resulta em uma perfeita combinação para chegar ao bem-estar físico e mental. E é por este motivo que a modalidade de caminhada tem reunido um grande número de adeptos, que é cada vez maior.

Companhia profissional pode ajudar em caminhos complexos e de difícil acesso. Foto: Shutterstock

Companhia profissional pode ajudar em caminhos complexos e de difícil acesso. Foto: Shutterstock

Auxílio profissional no trekking

Apesar de o trekking ser uma atividade que oferece baixo impacto, é recomendado que se procure o auxílio de um profissional. Você deve se informe com ele sobre a prática antes de iniciar as caminhadas. O trekking pode ser realizado em grupo, em dupla ou individual, e dispensa qualquer tipo de preparo mais rigoroso.

Sugere-se que um guia local seja procurado antes de começar qualquer trilha, considerando que existem caminhos complexos e de difícil acesso. Procure se organizar antes de sair caminhando. É recomendável armazenar água e comida, além de equipamentos necessários. Depois, é só relaxar e curtir o exercício e a natureza.

Benefícios do trekking

O praticante de trekking pode desfrutar de uma série de benefícios com a atividade. Dentre eles, está o fato de manter o corpo em forma e a mente relaxada, o que resulta em uma melhor autoestima, além da redução do peso corporal.

Outras vantagens na prática dizem respeito à melhora com relação à resistência cardiovascular, na qualidade do sono e na circulação, além do fortalecimento dos ossos, dos músculos, dos tendões e dos ligamentos, principalmente das pernas, afastando de vez o estresse e promovendo o bem-estar.

O corpo agradece, porque o trekking proporciona a você um trabalho muito bom para coxas, glúteos e panturrilhas, ajudando no processo de emagrecimento e na melhora do fôlego. O bom colesterol (o chamado HDL) também é aumentado, enquanto diminui o colesterol ruim (conhecido pela sigla LDL).

A fórmula de todos esses benefícios do trekking está relacionada aos ingredientes que o compõem: o contato com a natureza, acompanhado de ar puro e uma boa dose de aventura.

Bem-estar com o trekking

Ao praticar trekking, as pessoas podem aliar o prazer em apreciar a natureza com os benefícios da atividade física, mantendo a mente e o corpo em total equilíbrio. Durante a caminhada numa trilha, podem experimentar a quietude e a beleza através de um clima bastante relaxante.

O ato de caminhar é algo inerente do ser humano. Quando se trata de uma trilha, é uma meditação pacífica, sem interrupção por cruzamentos, semáforos, motos e carros acelerados.

O trekking tem a ver com uma busca ao interior da mente, que vem à tona através da conexão que mantemos com a natureza. Isso é bom para a alma e uma forma de se redirecionar à natureza diariamente. A caminhada em meio ao mato ajuda e muito a diminuir as tensões e ansiedades do dia a dia. Dessa forma, garante melhorias de humor e um sono tranquilo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!