Guia da Corrida

Tudo o que você precisa para escolher o tênis para corrida

Por Redação Doutíssima 05/07/2014

Calçar um tênis para corrida adequado é fundamental para usufruir de todos os benefícios do esporte, minimizando os riscos de sofrer alguma lesão. Ao entrar numa loja, você é apresentado a uma variedade de opções, com tecnologias diversas e uma combinação de cores que parece não terminar.

Como escolher um tênis para corrida

Tudo isto pesa na decisão, mas é possível seguir algumas dicas para não errar. Ao escolher um tênis para corrida você deve ter em mente que ao mesmo tempo ele deve proteger os pés do esforço do exercício, além de permitir que o corredor desenvolva ao máximo o seu potencial. Entenda, também, que o tênis para corrida não será o mesmo para quem pesa 60 ou 90 quilos.

Escolhendo o modelo adequado à sua necessidade, exercício fica mais prazeroso. Foto: Shutterstock

Escolhendo o modelo adequado à sua necessidade, exercício fica mais prazeroso. Foto: Shutterstock

Tênis para corrida: atenção à numeração

Evite comprar tênis para corrida que permitam que seus dedões possam ir até a ponta do calçado. Esse cuidado é importante, pois, durante a corrida, seu pé escorregará alguns milímetros para frente, ou até mesmo um centímetro.

O resultado disso poderá ser bolhas ou até unhas com hematomas. Procure deixar um centímetro entres os dedões e a ponta do calçado. Os tênis para corrida, geralmente, são de uma numeração superior a de seus calçados usados no dia a dia.

Enquanto você corre, a onda de choque criada em decorrência de cada pisada equivale a cerca de três vezes o seu peso. Lembre-se que essa onda se propaga do calcanhar até o topo da coluna vertebral.

Nesse trabalho, as articulações desempenham o importante papel de amortecimento, trabalhando arduamente. Isso explica a importância da escolha de um bom tênis para corrida, que deverá absorver os choques e dispersar as vibrações.

Quando se pesa acima de 80 quilos, é preciso dar prioridade à amortização. Então, ao optar por um tênis para corrida privilegie um que tenha sola de espuma intermediária, ou seja, mais firme, e com uma tecnologia de amortização complementar no nível do calcanhar e na dianteira do pé.

Tênis para corrida adaptado à superfície

Vai correr em asfalto ou trilha? Seu tênis para corrida deve ser adaptado à superfície em que se deseja praticar a atividade. Se for estrada, dê preferência a uma boa amortização, pois é nesse terreno que os calçados gastarão mais. Se a escolha for correr em trilhas, prefira uma boa firmeza do pé e uma sola serrilhada, adaptada a obstáculos naturais.

Além do local, planeje o horário do seu exercício. Saiba que, durante a situação de esforço, seu pé incha. Se for praticar além de 30 a 45 minutos de corrida, a tendência é que seu pé fique amassado dentro do calçado. A melhor dica é calçar seu tênis para corrida à noite, que é quando seu pé estará inchado.

Hora de substituir seu tênis para corrida

Não espere que seu tênis para corrida faça com que você se machuque para trocar o par velho e usado por um novo. Os tênis para corrida com sola espessa permitem que você percorra entre 1,5 mil e 2 mil quilômetros, em média. Já para calçados mais leves, considere 500 quilômetros, no máximo, referente a um modelo específico para a competição de corrida.

Também o modo de correr é particular de cada corredor e, para determinar o tipo de pisada, é necessário observar o gasto da sola externa do seu tênis para corrida. Caso o calçado não seja apropriado para corrida, sugere-se que se consulte um podólogo para entender o seu tipo de pisada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Skate para meninas: exercício e diversão garantidos

Gaste energia e lucre em disposição! Encontre um esporte que te agrade e movimente-se

Pensando em escolher uma atividade física para o seu filho? Saiba qual o melhor esporte para as crianças

Lesões do joelho no esporte: ortopedista explica tudo o que você precisa saber

Quais esportes queimam mais calorias?

9 Dicas para encontrar o esporte ideal

É de tirar o fôlego! Veja quais são as 40 mais belas fotos de esporte de 2013