A selagem capilar promete cuidar dos seus cabelos e conceder a eles um aspecto de fios novos e brilhosos. O efeito da selagem capilar pode durar meses, dependendo do tipo de cabelo que você possui e corresponde a uma forma de nutrição e de reestruturação dos fios.
Duração da selagem capilar
Após a selagem capilar, que atua com um produto mais forte que as máscaras e cremes, deve ser respeitado o período de 45 dias para que se refaça o processo. Para cabelos quebradiços e muito danificados, uma selagem capilar pode ser feita mensalmente ou conforme recomendações do profissional cabeleireiro.
Cuidados com a selagem capilar
Embora a selagem capilar corresponda a um método considerado simples, recomenda-se que ela não seja feita em casa. Somente o trato de um profissional poderá dosar o tempo certo no fio, de modo que não hajasobrecarga de algum princípio.
Mesmo que a indicação da embalagem seja clara quanto ao tempo, alguns cabelos podem ficar um pequeno prazo a mais com o produto e outros com menos. Só um cabeleireiro poderá indicar com exatidão este tempo após analisar a fibra capilar.
Produto para a selagem capilar
O produto a ser utilizado para selagem capilar deverá ser o mais indicado ao seu tipo de cabelo, até mesmo porque se trata de um composto que não será retirado dos fios tão facilmente. Antes de começar o procedimento de selagem capilar, o cabelo deverá ser lavado, até mesmo com xampu antirresíduos se for o caso de fios com química.
O xampu ajudará a limpar o couro cabeludo e a retirar as partículas que ficam agregadas ao fio, melhorando, portanto, a ação da selagem. Ao lavar os fios com o xampu antirresíduos, eles ficarão limpos e a cutícula do cabelo será aberta. Para isso, sugere-se o uso de água morna, que facilita a abertura da estrutura do fio.
A aplicação do selante deve ser feita mecha por mecha, pois, quando aplicado todo de uma vez, o efeito acaba não acontecendo de maneira uniforme. Por esse motivo, é preciso ter cuidado e redobrar a atenção na hora da aplicação.
Indicações da selagem capilar
A técnica da selagem capilar é indicada em boa parte para quem deseja eliminar o frisado, o volume e, ao mesmo tempo, hidratar as madeixas. Os produtos da selagem capilar tem em sua composição proteínas e aminoácidos que auxiliam na saúde e tratamento do cabelo. O resultado da selagem capilar é uma nutrição profunda do cabelo.
A selagem capilar é indicada para os fios indefinidos, que não são cacheados, nem lisos, e também para cabelos com cachos muito fechados porque ela solta as ondas dos fios.
Sozinho, o tratamento de selagem capilar estabelece uma nova cara ao cabelo. Porém, antes de realizá-lo, é importante ter um diagnóstico do profissional para verificar a estrutura de fio, a característica e o objetivo final.
Ao realizar o relaxamento e, em seguida, a selagem capilar, poderá ocorrer uma mudança irreversível da forma dos fios. O processo pode chegar a grandes extremos, fazendo o cabelo cacheado alisar totalmente e, os cachos, não retornarem mais.
Já quando se refere a um fio muito fino e cacheado, por exemplo, o cabelo poderá minguar. Para quem possui cabelos lisos, não há necessidade de fazer a selagem capilar. Basta usar um bom xampu e máscara semanalmente para obter um mesmo resultado.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Saiba se o seu cabelo precisa de hidratação ou cauterização
Veja 4 dicas simples para proteger seus cabelos no inverno
Preparamos 5 dicas de como cuidar de cabelos com selagem
Óleo de argan: um passo a passo para rejuvenescer seus cabelos
Cauterização capilar: conheça esta técnica de hidratação do cabelo
Grávida pode alisar o cabelo? Veja cuidados durante a gestação